Curiosidades

Como surgiu o Violão?

Quem nunca foi em uma festa onde alguém pegou um violão e começou a tocar? Eu pelo menos já fui em várias e posso dizer, aquele instrumento tem o poder de unir as pessoas em uma rodinha apenas para ouvir boa música. Esses dias eu acabei fazendo um post sobre quem inventou o piano, clássico instrumento musical e após alguns amigos meus leram e acabaram me pedindo para fazer um post dedicado ao violão, então atendendo o pedido deles hoje irei te mostrar como este belo instrumento surgiu. Espero que gostem 😀

A muito tempo atrás, sendo mais especifico, em 2000 a.C lá na Grécia surgia o instrumento musical mais parecido com o violão, ele era feito de uma casca de tartaruga fechada com couro de boi, sendo as cordas feitas de tripas esticadas de um carneiro, chegando a ser bem parecido com uma harpa na minha opinião. Você teria coragem de tocar um instrumento feito com essas coisas? Eu nem chegava perto.

Chamado de Chelys, o instrumento feito com casca de tartaruga e tripas de carneiro acabou se transformando na lira, que ganhou o nome de “Guitarra romana” durante o império dos Césares. De acordo com o musicólogo do Departamento de História da USP, Mauricio Monteiro:

“Esta versão do instrumento praticamente desapareceu com a decadência de Roma, mase ressurgiu, bem mais parecido com o violão atual, na Arábia do século 8, quando foi acrescentada a caixa de ressonância em forma de pera”.

O instrumento com a caixa de ressonância em formato de pera que Mauricio se refere é o famoso Alaúde, que após as invasões árabes acabou sendo adotado pelos europeus sendo deste modo chamado de “guitarra mourisca”. O formato que conhecemos atualmente foi criado pelos povos Ibéricos, que reduziram o tamanho, alteraram a caixa de ressonância e também acabou dando um novo nome ao instrumento, dessa vez ele era chamado de “Vihuela”.

(Alaúde)

No inicio a Vihuela possuía apenas 4 cordas duplas, ele só veio a ganhar sua 5ª corda no final do século XVI quando Vicente Espinel teve a ideia de adiciona-la. Vale lembrar que nessa época a Vihuela possuía vários furinhos na caixa de ressonância, diferente do modelo atual que possui apenas um grande buraco no meio. E para encerrar, no século XIX, o austríaco Johann Stauffer e o espanhol Antonio de Torres Jurado acabaram realizando algumas modificações estruturais e revolucionárias no instrumento, que o tornaram o que são hoje.

(Vihuela)

O que achou? Comente logo abaixo 😀

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Milton Junior

Matérias Recentes

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

18 horas atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

2 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

3 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

3 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

4 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

4 dias atrás