Você com certeza já viu um piano, seja em filme ou até mesmo na vida real. O piano é um instrumento musical que inclusive eu admiro bastante, além do mais ver alguém tocando um piano é algo muito maravilhoso, principalmente quando é o tema de uma série ou filme (risos). Só de bater o olho em um piano podemos notar que ele é algo muito antigo, mas se eu te perguntasse que criou essa belezinha, você saberia me responder? Não? Então relaxe, hoje eu irei te contar!

A grande mente por trás do piano é o italiano Bartolomeo Cristofori que nasceu em Pádua no dia 4 de maio de 1655 e faleceu no dia 27 de janeiro de 1731, com 75 anos. Desde de pequeno, Bartolomeo gostava de criar instrumentos, principalmente instrumentos de Cravo. Para quem não sabe “Cravo” é a designação a qualquer dos membros de uma família europeia de instrumentos musicais de tecla. Mas como o cravo não permitia diferenças de intensidade de som, Bartolomeo buscava uma forma de conseguir reproduzir essa intensidade ao toque, podendo variar o som entre suave e forte.

inventor do piano

Bartolomeo chegou ao seu objetivo quando substituiu as penas, principal material de reprodução dos sons no interior do instrumento, por martelos. Em 1709 foi apresentada a primeira versão do piano. Inicialmente o instrumento foi chamado de “gravicembalo con piano e forte”, vindo a se tornar “pianoforte” já que possibilitava a execução de sons pianos (fracos) e sons fortes. Até hoje na Itália o instrumento é chamado de “pianoforte”.

Curiosidades do Piano

  • Mesmo que o piano pareça ser um instrumento simples, sua estrutura acaba sendo composta por cerca de 12 mil peças, sendo que apenas 2 mil peças não entram em movimento quando o piano é tocado;

quem inventou o piano 1

  • Muita gente deve se perguntar o porquê das teclas serem pretas e brancas, um dos motivos para isso é que usando as duas tonalidades, ficaria mais fácil diferenciar os sustenidos;
  • É conhecido por ser o rei dos instrumentos. Ele é usado em diversas trilhas sonoras de filmes;

E aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀