Curiosidades

Quem inventou a cerveja?

Se você gosta de cerveja, já deve ter parado para pensar em o que vai em sua composição, como é feita e principalmente: Quem inventou a cerveja? Pensando nisso, hoje resolvi pesquisar sobre esta bebida tão amada pelo povo brasileiro e trazer algumas respostas. Espero que goste!

Pois mais uma vez, tenho a infelicidade de informar que não existe historicamente alguém que seja considerado o inventor da cerveja. Isso porque é difícil até mesmo precisar quando e por qual civilização ela foi criada. Porém, acredita-se que as primeiras bebidas fermentadas tenham surgido junto a criação da agricultura cereal há cerca de 12 mil anos. Na evolução da humanidade, as tribos caçadoras começaram a se estabelecer como civilizações agrárias onde produziam trigo, arroz, cevada e milho. Durante este processo de modificação, é possível que eles tenham descoberto o processo de fermentação e também as primeiras experiências com a produção da cerveja.

Inclusive, alguns antropólogos tem discutido sobre a possibilidade destas gerações terem uma sede insaciável por bebidas alcoólicas que teria até mesmo contribuido para a Revolução Neolítica, assim inspirando as novas tecnologias de agricultura. A bebida feita com álcool mais antiga que se possui registro é uma receita chinesa que já possui 9 mil anos, sendo feita de arroz, mel e frutas. Já a primeira cerveja que se tem um possível registro nasceu no Oriente Médio. Provas dizem que a produção iniciou há 5 mil anos e foi feita pelos sumérios da antiga Mesopotâmia. Foram encontrados alguns vasos de cerâmica datados de 3400 a.C que ainda estavam pegajosos e com resíduos de cerveja.

Também existe registros de algo chamado Hymm to Ninkasi de 1800 a.C que seria um presente à deusa suméria Ninkasi onde é descrito o processo de fabricação de um tipo antigo de cerveja feito por sacerdotisas. Sua espuma repleta de nutrientes agregou muito a dieta dos sumérios, além de ser uma ótima alternativa à água de rios e lagos que, muitas vezes, eram contaminados por resíduos de outros animais. Ainda nos tempos antigos, outro império que se apaixonou pela cerveja foi o Babilônico e também o Egípcio. Os trabalhadores que exerciam tarefas braçais ao redor do Rio Nilo muitas vezes recebiam como pagamento bebidas doces e fermentadas, o interessante é que desde o próprio Faraó até crianças pequenas, todos bebiam o tipo antigo de cerveja que fazia parte de suas dietas.

Friends toasting with beer.

Diversas das receitas antigas incluíam aditivos curiosos tais como mandrágoras azeite de oliva, flores e frutos. A receita semelhante a que hoje conhecemos só surgiu na Idade Média quando monges cristãos iniciaram sua produção com lúpulo. Muito curioso, não acha? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

2 horas atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

1 dia atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

2 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

2 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

3 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

3 dias atrás