Curiosidades

Ainda existem animais no espaço?

Todos conhecemos a história da querida cadela Laika que foi enviada pela, na época, união soviética para ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Sua nave – Sputnik 2 – partiu em 3 de novembro de 1957 e, infelizmente, Laika faleceu de 5 a 7 horas após o lançamento. Só foi descoberto décadas depois que Laika teria falecido em função do estresse sofrido e também do superaquecimento que provavelmente aconteceu em função de uma falha no sistema de controle térmico na nave.

O que nem todos sabem é que já era previsto que Laika foi enviada em uma missão homicida, isto porque não haveria forma segura de fazê-la retornar a terra. O plano – cruel – dos soviéticos era alimenta-la com comida envenenada após 10 dias no espaço. Em 14 de abril de 1958 a Sputnik 2 explodiu junto com Laika ao entrar em contato com nossa atmosfera. Durante a corrida aeroespacial, Laika não foi a única cobaia viva a ser enviada para o espaço, diversos outros animais também tiveram esta cruel missão.

Em agosto de 2004 foi publicado pela NASA um artigo chamado ‘Uma breve história dos animais no espaço’ que conta um pouco sobre as experiências realizadas. Segundo eles, os animais enviados foram peça fundamental para descobrir quais seriam os efeitos do espaço em mamíferos, a grande verdade é que pouquíssimas pessoas haviam percebido na época que os Estados Unidos e a Rússia jamais trariam estes animais de volta com vida, isso porque além de ser uma tarefa difícil, gastaria ainda mais recursos que poderiam ter sido utilizados em outras experiências.

Foram enviados cachorros, chimpanzés, macacos e diversas outras espécies de animais como cobaias que jamais retornaram a viver na Terra, muitos deles ainda orbitam livres por ai como lixo espacial. Vendo de forma fria e científica, este foi um mal necessário para que nossos astronautas pudessem partir em segurança. Porém, você já parou para pensar no desespero que esses pobres bichinhos sentiram ao chegar no espaço, prontos para a morte certa? Não é difícil perceber que nossa história sabe bem como ser cruel.

Você já havia se dado conta deste fato? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

13 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

1 dia atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

2 dias atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

3 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

4 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás