Curiosidades

Conheça Kliluk: o lago manchado do Canadá

Localizado nos arredores da cidade de Osoyoos, na Colúmbia Britânica, o “Lago Manchado do Canadá” atrai visitantes de todo o mundo. Conhecido como Kliluk pelos nativos, ele possui uma concentração muito alta de vários minerais diferentes, incluindo sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio. Ele também contém algumas pequenas doses de prata e titânio.

A maior parte da água no Lago Manchado evapora durante o verão, deixando para trás grandes “manchas” de minerais. Dependendo da composição mineral deixada para trás, os pontos adquirem cores que variam entre branco, amarelo pálido, verde ou azul. As manchas são feitas principalmente de sulfato de magnésio, que cristaliza no verão e forma “passarelas” naturais por toda a extensão do lago.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os minerais do lago foram colhidos para a fabricação de vários tipos de munição. Acredita-se que trabalhadores chineses chegavam a retirar cerca de uma tonelada por dia de sais da superfície do lago e transportavam a carga para fábricas de munições no leste do Canadá.

Além disso, o lago é também considerado um local sagrado e rico culturalmente, cujo potencial para exploração comercial gerou bastante controvérsia recentemente. A qualidade terapêutica do lago é conhecida há milênios. Os índios nativos usavam a lama e as águas para amenizar dores e tratar doenças. De acordo com uma história, certa vez duas tribos em guerra assinaram uma trégua em que ambas as partes tiveram permissão para cuidar de seus feridos no Lago Manchado.

O lago era originalmente propriedade da Família Ernest Smith por cerca de 40 anos. Em 1979, quando Smith tentou criar um spa no lago, os nativos tentaram compra-lo para que pudessem mantê-lo como local sagrado. Após mais de 20 anos de tentativa não conseguindo convencer Smith a vender a terra eles finalmente chegaram a um acordo no final de outubro de 2001, quando compraram 22 hectares de terra por cerca de 720 mil dólares.

Hoje, o lago é rodeado por uma cercas para afastar as pessoas, mas é possível ter uma boa visão de toda a paisagem através de um rodovia que passa próximo ao local.

Interessante, não? Compartilhe e deixe o seu comentário!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Rômulo Silva

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

3 dias atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

4 dias atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

6 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

7 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

7 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

1 semana atrás