Curiosidades

O que é uma maré vermelha?

Se você mora perto de uma área costeira, pode já ter ouvido falar alguma coisa relacionada a maré vermelha. Embora aparentemente seja um fenômeno até bonito, as marés vermelhas geralmente servem para indicar algo não muito legal assim. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto?

Maré vermelha é um termo comum usado para descrever um fenômeno natural de proliferação prejudicial de algas que ocorre ao longo da maioria das áreas costeiras do planeta. Sob certas condições, as algas podem começar a se reproduzir rapidamente. Isso faz com que a população desses pequenos organismos aumente de maneira descontrolada. Durante todo esse “florescimento” o número de algas presente nas regiões costeiras se torna tão absurdamente alto que um único galão de água do mar pode conter milhões desses organismos.

É importante deixar claro que nem todas as algas são prejudiciais, mas as que causam as marés vermelhas costumam produzir substâncias nocivas chamadas toxinas. Muitas áreas costeiras no mundo, como a Costa do Golfo da Flórida, experimentam regularmente os efeitos prejudiciais a proliferação de um tipo de alga chamado Karenia brevis que produz toxinas chamadas brevetoxinas. As flores da Karenia brevis são capazes de descolorir a água, tornando-a amarela, laranja, rosa, marrom ou vermelha. Essa descoloração é provavelmente o que levou as pessoas a usar o termo maré vermelha.

Maré vermelha na costa canadense.

No entanto, os cientistas não gostam do termo maré vermelha por vários motivos. As flores de algas nocivas nem sempre descoloram a água e, quando o fazem, nem sempre a água fica vermelha. Além disso, as proliferações de algas nocivas não têm nada a ver com as marés. É por isso que os cientistas preferem usar o termo “proliferação de algas nocivas” por ser cientificamente mais preciso.

O principal motivo de preocupação com as proliferações de algas é porque as toxinas produzidas por esses organismos podem matar milhões de peixes e outros animais marinhos. Um sinal revelador de uma proliferação de algas nocivas é quando uma praia fica coberta de peixes mortos. As proliferações de algas nocivas também podem ser prejudiciais aos seres humanos, pois muitas pessoas acabam adoecendo ao comer moluscos que se alimentam das algas tóxicas.

Peixes mortos em decorrência da proliferação das algas.

Por isso, sempre analise as condições da água onde você pretende se banhar. Um cuidado extra pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar futuramente.

Você já presenciou esse fenômeno? Deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

1 hora atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

24 horas atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

2 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

3 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

4 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

4 dias atrás