Se você mora perto de uma área costeira, pode já ter ouvido falar alguma coisa relacionada a maré vermelha. Embora aparentemente seja um fenômeno até bonito, as marés vermelhas geralmente servem para indicar algo não muito legal assim. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto?

Maré vermelha é um termo comum usado para descrever um fenômeno natural de proliferação prejudicial de algas que ocorre ao longo da maioria das áreas costeiras do planeta. Sob certas condições, as algas podem começar a se reproduzir rapidamente. Isso faz com que a população desses pequenos organismos aumente de maneira descontrolada. Durante todo esse “florescimento” o número de algas presente nas regiões costeiras se torna tão absurdamente alto que um único galão de água do mar pode conter milhões desses organismos.

É importante deixar claro que nem todas as algas são prejudiciais, mas as que causam as marés vermelhas costumam produzir substâncias nocivas chamadas toxinas. Muitas áreas costeiras no mundo, como a Costa do Golfo da Flórida, experimentam regularmente os efeitos prejudiciais a proliferação de um tipo de alga chamado Karenia brevis que produz toxinas chamadas brevetoxinas. As flores da Karenia brevis são capazes de descolorir a água, tornando-a amarela, laranja, rosa, marrom ou vermelha. Essa descoloração é provavelmente o que levou as pessoas a usar o termo maré vermelha.

o que e uma mare vermelha 1

Maré vermelha na costa canadense.

No entanto, os cientistas não gostam do termo maré vermelha por vários motivos. As flores de algas nocivas nem sempre descoloram a água e, quando o fazem, nem sempre a água fica vermelha. Além disso, as proliferações de algas nocivas não têm nada a ver com as marés. É por isso que os cientistas preferem usar o termo “proliferação de algas nocivas” por ser cientificamente mais preciso.

O principal motivo de preocupação com as proliferações de algas é porque as toxinas produzidas por esses organismos podem matar milhões de peixes e outros animais marinhos. Um sinal revelador de uma proliferação de algas nocivas é quando uma praia fica coberta de peixes mortos. As proliferações de algas nocivas também podem ser prejudiciais aos seres humanos, pois muitas pessoas acabam adoecendo ao comer moluscos que se alimentam das algas tóxicas.

o que e uma mare vermelha 2

Peixes mortos em decorrência da proliferação das algas.

Por isso, sempre analise as condições da água onde você pretende se banhar. Um cuidado extra pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar futuramente.

Você já presenciou esse fenômeno? Deixe o seu comentário!