Curiosidades

Lavenham: o vilarejo onde as casas são tortas

Lavenham é um lugar encantador no qual os turistas precisam apenas andar pelas suas ruas para notar algo bem diferente. Localizado a cerca de 112 km a nordeste de Londres, esse vilarejo possui quase todas as suas casas feitas a partir de uma técnica de construção chamada enxaimel e pintadas em cores bem vivas. Mas o fato mais curioso é que elas são notoriamente tortas, apoiando-se umas nas outras como se fossem cair a qualquer momento.

Lavenham é uma vila medieval com uma história rica que foi fundada na era do comércio de lã. Durante os séculos XV e XVI, Lavenham ficou famosa pela produção de tecidos feitos com lã da mais alta qualidade. No final do século XV, o vilarejo figurava entre os mais ricos das Ilhas Britânicas, pagando mais em impostos do que cidades consideravelmente maiores como York e Lincoln.

A prosperidade do lugar e a riqueza da época são claramente visíveis na estrutura da igreja local, que fica no topo de uma colina no final da principal rua. A igreja é relativamente grande para o tamanho do vilarejo e sua torre de quase 43 metros é considerada a maior torre de igreja da Grã-Bretanha.

No auge de sua existência, a cidade cresceu tão rapidamente que muitas das casas foram erguidas às pressas com madeira ainda verde, comprometendo todos os padrões de segurança. Quando as madeiras secaram, elas acabaram ficando deformadas, fazendo com que as casas dobrassem em ângulos inesperados. Para piorar ainda mais a situação, os bons tempos de Lavenham com a produção de artigos em lã não durariam muito.

Quando os refugiados holandeses que se estabeleceram em Colchester começaram a produzir tecidos mais baratos, mais leves e mais modernos do que os de Lavenham e a indústria de tecidos do vilarejo veio a falir. Quando a madeira seca começou a retorcer, as famílias de Lavenham já tinham perdido a sua riqueza e, sem dinheiro para reconstruir suas casas, acabaram deixando-as como estavam.

Acredita-se que Lavenham tenha servido de inspiração para algumas rimas de canções infantis, pois a vila era o lar da poetiza Jane Taylor, famosa criadora de canções de ninar. Além disso, o local serviu de cenário para gravações de alguns filmes da saga Harry Potter.

Lugar bem interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Rômulo Silva

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

22 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

2 dias atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

2 dias atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

3 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

4 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

5 dias atrás