Lavenham é um lugar encantador no qual os turistas precisam apenas andar pelas suas ruas para notar algo bem diferente. Localizado a cerca de 112 km a nordeste de Londres, esse vilarejo possui quase todas as suas casas feitas a partir de uma técnica de construção chamada enxaimel e pintadas em cores bem vivas. Mas o fato mais curioso é que elas são notoriamente tortas, apoiando-se umas nas outras como se fossem cair a qualquer momento.

Lavenham é uma vila medieval com uma história rica que foi fundada na era do comércio de lã. Durante os séculos XV e XVI, Lavenham ficou famosa pela produção de tecidos feitos com lã da mais alta qualidade. No final do século XV, o vilarejo figurava entre os mais ricos das Ilhas Britânicas, pagando mais em impostos do que cidades consideravelmente maiores como York e Lincoln.

lavenham o vilarejo onde as casas sao tortas 1

A prosperidade do lugar e a riqueza da época são claramente visíveis na estrutura da igreja local, que fica no topo de uma colina no final da principal rua. A igreja é relativamente grande para o tamanho do vilarejo e sua torre de quase 43 metros é considerada a maior torre de igreja da Grã-Bretanha.

No auge de sua existência, a cidade cresceu tão rapidamente que muitas das casas foram erguidas às pressas com madeira ainda verde, comprometendo todos os padrões de segurança. Quando as madeiras secaram, elas acabaram ficando deformadas, fazendo com que as casas dobrassem em ângulos inesperados. Para piorar ainda mais a situação, os bons tempos de Lavenham com a produção de artigos em lã não durariam muito.

lavenham o vilarejo onde as casas sao tortas 2

Quando os refugiados holandeses que se estabeleceram em Colchester começaram a produzir tecidos mais baratos, mais leves e mais modernos do que os de Lavenham e a indústria de tecidos do vilarejo veio a falir. Quando a madeira seca começou a retorcer, as famílias de Lavenham já tinham perdido a sua riqueza e, sem dinheiro para reconstruir suas casas, acabaram deixando-as como estavam.

lavenham o vilarejo onde as casas sao tortas 3

Acredita-se que Lavenham tenha servido de inspiração para algumas rimas de canções infantis, pois a vila era o lar da poetiza Jane Taylor, famosa criadora de canções de ninar. Além disso, o local serviu de cenário para gravações de alguns filmes da saga Harry Potter.

Lugar bem interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!