Curiosidades

Conheça a menor ponte levadiça do mundo

Ponte levadiça é o nome que se dá a uma variedade específica de pontes que possui uma seção móvel que permite a passagem de alguns transportes apenas em determinados momentos. Em meio a várias pontes desse tipo que já foram construídas a longo da história, uma chama a atenção por um detalhe bem curioso: sua abertura é incrivelmente estreita.

A Somerset Bridge é uma pequena ponte localizada nas Bermudas que conecta a paróquia ocidental de Sandys à ilha de Somerset. A ponte é quase totalmente feita de pedras, exceto por um pequeno arco estreito perto de uma de suas margens, que permite que pequenos barcos passem por baixo da estrutura. Há espaço suficiente para uma lancha passar confortavelmente por baixo da ponte, mas não para embarcações maiores como um veleiro.

Para permitir que um veleiro com um mastro alto conseguisse fazer o trajeto, uma seção da passarela sobre o arco foi substituída por pranchas de madeira bifurcadas que podem ser erguidas, criando uma mini ponte levadiça. Esta seção tem cerca de 81 cm de largura, o que faz com que a Somerset Bridge seja considerada a menor ponte levadiça do mundo ainda em funcionamento.

A ponte original remonta ao ano de 1620 e embora a ponte tenha tido uma grande parte reconstruída em meados do século XX, a maioria das pedras que foram originalmente utilizadas na construção ainda permanecem por lá. A ponte era originalmente suspensa com o uso de uma manivela, mas agora toda a sua operação é feita a partir de um mecanismo constituído de dois painéis produzidos a partir de madeiras grossas. Os painéis podem ser puxados e erguidos pelas partes laterais para criar uma abertura estreita apenas o suficiente para o mastro de um veleiro passar.

A julgar pelo tamanho da lacuna, é bem provável que seja necessária uma grande habilidade para lidar com a passagem estreita sem causar acidentes. Muitas vezes, os marinheiros precisam contar com ajuda de alguém para abrir a ponte levadiça e fazer a travessia com segurança, por isso não é incomum encontrar capitães de veleiros pedindo ajuda aos pedestres que passam pelo local na mesma hora.

Outro fato curioso é que a reputação da pequena ponte levadiça tem sido tão grande que acabou lhe garantindo um lugar no verso das notas de 20 dólares bermudense, desbancando várias paisagens naturais que despertam a atenção de turistas do mundo todo.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Leave a Comment

Matérias Recentes

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

14 horas atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

2 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

3 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

3 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

4 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

4 dias atrás