Ponte levadiça é o nome que se dá a uma variedade específica de pontes que possui uma seção móvel que permite a passagem de alguns transportes apenas em determinados momentos. Em meio a várias pontes desse tipo que já foram construídas a longo da história, uma chama a atenção por um detalhe bem curioso: sua abertura é incrivelmente estreita.

A Somerset Bridge é uma pequena ponte localizada nas Bermudas que conecta a paróquia ocidental de Sandys à ilha de Somerset. A ponte é quase totalmente feita de pedras, exceto por um pequeno arco estreito perto de uma de suas margens, que permite que pequenos barcos passem por baixo da estrutura. Há espaço suficiente para uma lancha passar confortavelmente por baixo da ponte, mas não para embarcações maiores como um veleiro.

Para permitir que um veleiro com um mastro alto conseguisse fazer o trajeto, uma seção da passarela sobre o arco foi substituída por pranchas de madeira bifurcadas que podem ser erguidas, criando uma mini ponte levadiça. Esta seção tem cerca de 81 cm de largura, o que faz com que a Somerset Bridge seja considerada a menor ponte levadiça do mundo ainda em funcionamento.

conheca a menor ponte levadica do mundo 1

A ponte original remonta ao ano de 1620 e embora a ponte tenha tido uma grande parte reconstruída em meados do século XX, a maioria das pedras que foram originalmente utilizadas na construção ainda permanecem por lá. A ponte era originalmente suspensa com o uso de uma manivela, mas agora toda a sua operação é feita a partir de um mecanismo constituído de dois painéis produzidos a partir de madeiras grossas. Os painéis podem ser puxados e erguidos pelas partes laterais para criar uma abertura estreita apenas o suficiente para o mastro de um veleiro passar.

conheca a menor ponte levadica do mundo 2

A julgar pelo tamanho da lacuna, é bem provável que seja necessária uma grande habilidade para lidar com a passagem estreita sem causar acidentes. Muitas vezes, os marinheiros precisam contar com ajuda de alguém para abrir a ponte levadiça e fazer a travessia com segurança, por isso não é incomum encontrar capitães de veleiros pedindo ajuda aos pedestres que passam pelo local na mesma hora.

conheca a menor ponte levadica do mundo 3

Outro fato curioso é que a reputação da pequena ponte levadiça tem sido tão grande que acabou lhe garantindo um lugar no verso das notas de 20 dólares bermudense, desbancando várias paisagens naturais que despertam a atenção de turistas do mundo todo.

Interessante, não é mesmo? Comente!