Curiosidades

O que caracteriza o crime de Peculato?

Em tempos de efervescência nas discussões sobre política, é impossível não se tratar sobre crimes, ocorrências infelizmente comuns na esfera política do Brasil. Hoje falaremos sobre o crime de Peculato. Você já ouviu falar sobre este tipo de crime? Não? Ou já ouviu, mas ainda não sabe do que se trata? Confira agora com a gente!

O crime de Peculato é configurado pelo desvio de bens ou valores públicos por servidor ou funcionário com acesso para tais bens em razão da função que exerce em repartição pública. Este é um crime especificamente aplicado ao caso dos servidores públicos (ou servidor em exercício equiparado de funções), tratando-se, portanto, de um abuso da confiança e fé pública.

A palavra “Peculato” vem do latim peculatus, que no direito romano era um termo usado para descrever o desvio de bens que pertencem ao Estado.

O crime de peculato está previsto em lei, podendo ser conferido conforme o que especifica o Artigo 312 do Código Penal Brasileiro. Podem ser enquadrados como crimes de servidor público praticados contra a administração pública em geral, os seguintes itens abaixo listados:

  • A apropriação do funcionário público sobre bens como dinheiro, valor ou qualquer outro que seja bem móvel, este sendo público ou particular, de que tem sua posse em razão do cargo, ou desviar tal bem ou valor, se aproveitando disto para benefício próprio ou de terceiros.

A pena que pode ser aplicada sobre a pessoa que cometer tal tipo de crime é a de reclusão, de 2 anos a 12, além de pagamento de multa. O crime de peculato é subdivido em cinco ramificações mais específicas, previstas no Código Penal Brasileiro:

O peculato-apropriação, no qual o servidor toma o bem para si o bem que possui em função do cargo; peculato-furto, quando a pessoa subtrai o bem ao qual não tem posse dolosamente; peculato culposo, quando concorre culposamente para apropriação ou desvio de dinheiro, valores ou bens sobre os quais tem posse (ou não); e peculato mediante fraude (peculato-estelionato), no qual ocorre apropriação de bem sobre o qual se tem posse, aproveitando-se de erros alheios.

Se interessou? Compartilhe, comente pra gente! Quer mais curiosidades? Então desça um pouco a página… Separamos algumas matérias bem interessantes para você. 🙂

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Douglas Martins

Matérias Recentes

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

11 horas atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

1 dia atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

2 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

3 dias atrás

8 itens icônicos que comemoram 50 anos em 2024

Em 2024, haverá vários itens icônicos completando 50 anos desde sua criação. Aqui estão oito…

6 dias atrás

Lovelock: a caverna que teria sido lar de seres gigantes ruivos e canibais

Parece que você está se referindo à teoria proposta pelo cientista James Lovelock, o criador…

7 dias atrás