Uma das coisas que eu mais amo nesse mundo são os filmes e séries da Disney, acredito que todos que estão aqui assistiram muitas produções dela quando eram pequenos ou ainda assistem, como eu. Eu nunca tinha parado para pesquisar um pouco sobre a história da Disney e por esse motivo hoje, venho por meio deste, venho contar a história do maior estúdio animação do mundo, o Walt Disney. Espero que gostem!

Tudo começou com um homem chamado Walter Elias Disney, ou como é conhecido, Walt Disney. Desde pequeno Walt sonhava em ser um animador, segundo informações ele sempre assistia curtas animados no cinema como os do Pernalonga e também do Gato Felix. Tendo esse sonho em mente, quando tinha apenas 14 anos fez um curso de artes, onde aprendeu a desenhar pelo menos o básico, mas ele sabia que isso não era o suficiente para bater de frente com os outros estúdios que faziam animações. Por esse motivo, Walt passava boa parte do seu tempo em bibliotecas onde lia vários livros de desenho e aprimorava suas habilidades.

conheça a história da disney

Com apenas 20 anos, Disney fundou sua primeira empresa chamada Laugh-O-Gram, nela Walt era presidente e teria contratado um vendedor, um empresário e também 4 jovens aprendizes de animador, que inclusive aprenderam todas as técnicas de animação com o próprio Walt Disney. Parecia que tudo estava indo bem, a empresa havia conseguido uma parceria com o cinema da cidade para que eles pudessem exibir algumas animações, porém na hora de receber o pagamento a Laugh-O-Gram foi passada para trás pelos donos do cinema e sem o dinheiro, ela acabou sendo fechada.

Entretanto, esse não era o fim da história, Walt e seu irmão Roy decidiram se mudar para Hollywood em busca do sonho que parecia ser tão distante. Perto de desistir de ser um animador, Disney acabou recebendo uma carta onde era chamado para criar alguns curta metragens. Segundo algumas informações, a empresa teria oferecido 1.500 dólares por episódio, algo inimaginável para ele. Óbvio que os irmãos foram até essa empresa, aceitaram a proposta e logo reuniram a equipe da Laugh-O-Gram novamente para começar a produzir Alice no País das Maravilhas, que misturava live-action com animação.

Mas nem tudo são as mil maravilhas, meu amigo. Walt Disney teve a ideia de criar um personagem dedicado ao público infantil e que competisse com o Pernalonga. Basicamente foi assim que surgiu o Oswald, o coelho sortudo, que foi um projeto famoso e que causou muitos problemas também. Eu não disse anteriormente, mas a empresa que contratou o Disney foi a Universal Studios e inclusive ela super aprovou a animação de Oswald chegando a encomendar diversos episódios.

conheça a história da disney

O negócio começou a desandar quando os animadores que estavam desde o início com Walt começaram a reclamar para a Universal que estavam recebendo muito menos que o seu parceiro de longa data. Com isso, a Universal Studios então propôs dobrar o salário que eles recebiam com o Walt Disney com uma condição: Trabalhar exclusivamente para eles. Segundo informações, o diretor geral da Universal deu essa proposta para agradar os funcionários e também para não ter que pagar mais o Walt Disney, que infelizmente declarou falência. Vacilo, né não?

Mas como todos vocês devem saber, o jogo vira, irmãos. Alguns anos depois, em 1928, Walt Disney criou nada mais nada menos que o Mickey Mouse, que logo de cara se tornou o mascote da empresa conhecida como The Walt Disney Productions (Sentiu um arrepio? Eu senti). Nove anos depois, a empresa fez o primeiro longa animado conhecido como “A Branca de Neve e os Sete Anões”, que inclusive foi um sucesso e rendeu muito dinheiro ao Walt Disney. Com isso a empresa decidiu se mudar para Califórnia onde se tornou pública. Vale lembrar que depois de A Branca de Neve, a empresa também produziu Pinóquio (1940), Fantasia (1940), Bambi (1944) entre outros.

É válido citar também que durante a segunda guerra mundial, a empresa também enfrentou alguns problemas, afinal ninguém queria sair de casa para ir assistir um filme no cinema. Por esse motivo, Walt Disney decidiu dar uma pausa nos filmes e voltou aos curta metragens com mais ou menos uma hora de duração, inclusive foi nessa época que o personagem brasileiro Zé Carioca surgiu. Após o fim da guerra, tudo voltou ao normal, quer dizer… Tudo melhorou para a Disney, afinal a partir de 1950 o estúdio começou a lançar diversos filmes que estouraram de tão bons que eram, como por exemplo: Peter Pan, Mogli, Cinderela, Bela Adormecida e vários outros.

conheça a história da disney 1

Inclusive, foi nessa época que surgiu o parque da Disney, mas fique você sabendo que a ideia inicial era bem diferente da realidade vista hoje. Walt Disney queria criar uma verdadeira cidade da Disney, onde pessoas poderiam viver, mas obviamente não deu muito certo, porém no final deu tudo ficou bem, não é mesmo?

Chegou a parte triste. Em 15 de dezembro de 1966 Walt Disney morre devido a um câncer no pulmão… Caso você não saiba, o último filme que teve um envolvimento de Walt foi Mogli: O Menino Lobo. Devido a falta de liderança, a empresa começou a sofrer algumas dificuldades que as levavam cada vez mais para baixo, por causa disso, muitos acionistas tentaram comprar a empresa através do controle majoritário de suas ações, entretanto não obtiveram resultados.

Essa época ficou conhecida como “A era sombria da Disney”, isso porque as novas animações do estúdio não faziam tanto sucesso e algumas cenas eram reaproveitadas de outros filmes da Disney. Porém, dentre as produções dessa era sombria, uma se destacou, chagando na minha opinião salvar a empresa: O Ursinho Pooh, que inclusive recebeu diversos prêmios e também sequências.

Depois disso, a Disney conseguiu achar o caminho sem seu instrutor e criou diversos clássicos, como “A Pequena Sereia”, “Rei Leão” e “Alladin”. Depois disso, a Disney se estabeleceu na TV com diversos canais e também lança, em parceira com a Pixar, Toy Story. Lembrando que em 2006 a Disney comprou a Pixar e também já mostrava interesse na Marvel.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀