Curiosidades

Você sabia que existe uma proteína chamada Pikachurin?

O Pikachu é sem dúvidas a criatura mais famosa da franquia de desenhos animados e jogos eletrônicos Pokémon. De fato, esse simpático rato amarelo se tornou um ícone na indústria de entretenimento de todo o Japão, sendo amplamente reconhecido pela sua velocidade e seus ataques elétricos. Por causa de sua popularidade, o Pikachu conseguiu alcançar feitos inimagináveis, como ser homenageado em descobertas científicas, onde chegou a inspirar a nomeação de uma proteína que ficou conhecida como “Pikachurin” ou “Pikachurina”.

Tudo começou no ano de 2008, quando o Departamento do Desenvolvimento da Biologia do Instituto de Biociências de Osaka, Japão, descobriu a existência de uma proteína localizada na retina ocular dos humanos e de outros animais, que posteriormente viria a se tornar a tal Pikachurin. Essa proteína é muito importante na transmissão de informações visuais da retina para o cérebro através do sistema nervoso central.

Na maioria dos casos, os fotorreceptores, dentro do olho, transmitem seus sinais via interneurônios bipolares aos gânglios basais no cérebro. A Pikachurin, por sua vez, é capaz de aumentar a velocidade de transmissão dos sinais pois consegue formar conexões entre os fotorreceptores e os interneurônios bipolares. Ela consegue isso através da ligação de proteínas sinápticas chamadas “distroglicanos” em fotorreceptores. Em outras palavras, podemos concluir que, sem a Pikachurin, os sinais seriam transmitidos de uma forma mais lenta, o que afetaria a transmissão e também a percepção visual dos nossos olhos.

Até o próprio Pikachu ficou surpreso com essa.

No entanto, isso levanta uma questão interessante: afinal, por que os cientistas japoneses resolveram chamar a essa proteína de Pikachurin? Bem, o nome da proteína foi baseado no Pikachu porque esse Pokémon é conhecido pela sua velocidade, agilidade e movimentos rápidos, o que de certa forma descreve muito bem a rapidez na transmissão de sinais fornecida pela proteína.

O mais irônico de tudo isso é que o estudo responsável pela descoberta da proteína foi conduzido através de testes feitos em camundongos, o que relaciona a Pikachurin ainda mais com o Pokémon. No teste, os cérebros de camundongos foram dissecados e fotografados sob um microscópio. A partir daí, os cientistas perceberam que os camundongos que tiveram o gene da Pikachurin deletado apresentaram um número maior de deficiências visuais.

E você, já tinha ouvido falar nessa proteína? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Rômulo Silva

Matérias Recentes

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

18 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

21 horas atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

5 dias atrás