Curiosidades

Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

O Natal é o feriado comemorativo que celebra o nascimento de Jesus Cristo, sendo festejado pela maioria dos cristãos todos os anos no dia 25 de dezembro no calendário gregoriano. No entanto, os primeiros cristãos não celebravam o seu nascimento e de fato ninguém sabe com exatidão em que data Jesus provavelmente nasceu. Curiosamente, alguns estudiosos acreditam que a data real do seu nascimento seria na época da Páscoa, que é o feriado comemorativo da sua ressurreição. Mas então, por que o Natal é celebrado no dia 25 de dezembro?

As origens do feriado e a sua data em dezembro podem ser rastreadas desde do antigo mundo greco-romano, de modo que as comemorações provavelmente começaram em algum momento do século II. De fato, existem pelo menos três origens possíveis para a data em dezembro. O historiador romano Sexto Júlio Africano inicialmente datou o a concepção de Jesus para o dia 25 de março (a mesma data na qual ele afirmou que o mundo foi criado), que após nove meses no ventre de sua mãe, teria nascido em um 25 de dezembro.

No século III, o Império Romano, que na época não adotava o cristianismo, comemorava o renascimento do Sol Invicto em 25 de dezembro. Este feriado não só marcava o retorno dos dias mais longos após o solstício de inverno, mas também acompanhava um popular festival romano chamado Saturnália (durante o qual as pessoas realizavam banquetes e trocavam presentes). Além disso, também era o aniversário de uma divindade indo-europeia chamada Mitra, que seria um deus da luz e lealdade cujo culto estava crescendo em popularidade entre os soldados romanos da época.

A igreja em Roma começou a celebrar formalmente o Natal em 25 de dezembro de 336, durante o reinado do imperador Constantino. Como Constantino transformou o cristianismo na religião efetiva do império, alguns especularam que a escolha dessa data tinha o motivo político de enfraquecer as celebrações pagãs previamente estabelecidas.

Curiosamente, a data não foi amplamente aceita no Império do Oriente, de modo que o Natal só se tornou um grande festival cristão em meados do século IX.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

14 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

17 horas atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

5 dias atrás