Categorias: Curiosidades

Seria possível sobreviver no espaço sem um traje espacial?

Ser um astronauta é um verdadeiro privilégio. Poder viajar pelo espaço em busca das respostas para os enigmas da vida deve ser algo realmente incrível. E falando em astronauta, você já deve ter reparado que esse profissional costuma usar um enorme traje espacial em suas viagens. Mas afinal, o que aconteceria se ele não utilizasse essa roupa especial? Seria possível sobreviver no espaço sem um traje desse tipo?

Basicamente, a resposta é não. De fato, se você ficasse em pleno espaço sideral com as mesmas roupas que usa no dia-a-dia e não com um traje espacial, acabaria morrendo dolorosamente, mas não necessariamente de uma forma instantânea. A primeira coisa que começaria a te matar seria a falta de ar. O ar seria forçado a sair de seus pulmões e não haveria maneira de inalar qualquer vestígio de oxigênio. Mesmo se nenhum outro problema se seguisse nesse tipo de situação, você rapidamente sufocaria.

Se você já acha essa situação extremamente agonizante, saiba que não acaba por aí! A próxima coisa muito ruim e provavelmente muito dolorosa que provavelmente aconteceria com você seria a formação e acumulação de bolhas de gás no sangue e por outros tecidos espalhados por todo o corpo. Do mesmo modo quando você solta a tampa de uma garrafa de refrigerante e todas as bolhas se formam no líquido, assim seria por todo o seu corpo. Para se ter uma ideia, os mergulhadores que se aventuram nos oceanos enfrentam mudanças muito mais sutis na pressão, mas descrevem a sensação como muito dolorosa e às vezes até fatal. No caso específico da ida ao espaço sem um traje espacial, a morte não seria apenas um dos desfechos possíveis, mas simplesmente o único que realmente poderia ocorrer.

No entanto, é importante deixar claro que, mesmo se você tivesse um traje espacial, você provavelmente morreria em breve caso não tivesse uma espaçonave para escapar. De fato, os trajes espaciais também serviriam para aquecê-lo quando você estivesse em uma região sombria e resfriá-lo quando estivesse em um lado mais ensolarado, além de fornecer todo o oxigênio de que você precisaria. O problema é que esses sistemas acabariam esgotando todos os seus recursos e energia, de modo que chegaria um momento em que você não teria mais como obter os seus benefícios, a menos que você pudesse se reconectar a uma espaçonave em um período razoavelmente curto.

Sabia dessa? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

20 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

2 dias atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

2 dias atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

3 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

4 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

5 dias atrás