Ser um astronauta é um verdadeiro privilégio. Poder viajar pelo espaço em busca das respostas para os enigmas da vida deve ser algo realmente incrível. E falando em astronauta, você já deve ter reparado que esse profissional costuma usar um enorme traje espacial em suas viagens. Mas afinal, o que aconteceria se ele não utilizasse essa roupa especial? Seria possível sobreviver no espaço sem um traje desse tipo?

Basicamente, a resposta é não. De fato, se você ficasse em pleno espaço sideral com as mesmas roupas que usa no dia-a-dia e não com um traje espacial, acabaria morrendo dolorosamente, mas não necessariamente de uma forma instantânea. A primeira coisa que começaria a te matar seria a falta de ar. O ar seria forçado a sair de seus pulmões e não haveria maneira de inalar qualquer vestígio de oxigênio. Mesmo se nenhum outro problema se seguisse nesse tipo de situação, você rapidamente sufocaria.

seria possivel sobreviver no espaco sem um traje espacial 1

Se você já acha essa situação extremamente agonizante, saiba que não acaba por aí! A próxima coisa muito ruim e provavelmente muito dolorosa que provavelmente aconteceria com você seria a formação e acumulação de bolhas de gás no sangue e por outros tecidos espalhados por todo o corpo. Do mesmo modo quando você solta a tampa de uma garrafa de refrigerante e todas as bolhas se formam no líquido, assim seria por todo o seu corpo. Para se ter uma ideia, os mergulhadores que se aventuram nos oceanos enfrentam mudanças muito mais sutis na pressão, mas descrevem a sensação como muito dolorosa e às vezes até fatal. No caso específico da ida ao espaço sem um traje espacial, a morte não seria apenas um dos desfechos possíveis, mas simplesmente o único que realmente poderia ocorrer.

No entanto, é importante deixar claro que, mesmo se você tivesse um traje espacial, você provavelmente morreria em breve caso não tivesse uma espaçonave para escapar. De fato, os trajes espaciais também serviriam para aquecê-lo quando você estivesse em uma região sombria e resfriá-lo quando estivesse em um lado mais ensolarado, além de fornecer todo o oxigênio de que você precisaria. O problema é que esses sistemas acabariam esgotando todos os seus recursos e energia, de modo que chegaria um momento em que você não teria mais como obter os seus benefícios, a menos que você pudesse se reconectar a uma espaçonave em um período razoavelmente curto.

Sabia dessa? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!