Curiosidades

Por que o nariz escorre quando o tempo está frio?

O nosso nariz pode apresentar várias reações diferentes, a depender da situação. Por exemplo, na maioria das vezes ele serve como uma espécie de passagem para a captação de aromas agradáveis ​​e do oxigênio que nos dá vida, mas em outras situações ele se pareçe mais com uma uma torneira inconveniente. Esse tipo de reação é ainda mais comum durante os meses de inverno, quando o muco que escorre incontrolavelmente do nariz se torna algo quase insuportável. Mas afinal, por que isso acontece?

A “rinorreia” (o termo médico usado para descrever o escoamento abundante de fluidos pelo nariz) pode ser causada por vários fatores diferentes. Mas no caso específico do tempo frio, existem dois grandes culpados: a física e a biologia. No lado físico das coisas, o nariz costuma “fazer horas extras” quando o tempo está frio para garantir que o ar que você inala seja adequado o suficiente para o seu sensível tecido pulmonar suportar. Além disso, o ar frio também tende a ser muito seco, sendo que para umidificá-lo, o nariz aumenta sua produção de fluidos. O problema é que isso muitas vezes leva ao excesso de muco, que por sua vez acaba escorrendo incontrolavelmente de dentro das suas narinas.

O segundo fator pela ocorrência da rinorreia pode ser explicado pela termodinâmica. Uma pequena parte de cada respiração que exalamos se trata de vapor de água. Isso pode ser observado facilmente em temperaturas frias, já que quando o ar quente de nossos corpos é expelido para o exterior, ele se condensa em uma nuvem de gotículas minúsculas, nos permitindo “ver” a respiração. Este mesmo princípio é parcialmente responsável pelo seu nariz ficar escorrendo. Quando o ar quente dentro de suas narinas enfrenta temperaturas frias, a umidade se une para formar gotículas maiores e pesadas que contribuem para a “bagunça do muco”.

As pessoas que se exercitam no frio são especialmente suscetíveis a um corrimento nasal desencadeado por essas baixas temperaturas. Por causa disso, muita gente costuma recorrer a medicamentos específicos ou proteções nasais como uma forma de evitar essa sensação bastante desagradável.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

14 horas atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

2 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

2 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

3 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

4 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

5 dias atrás