O nosso nariz pode apresentar várias reações diferentes, a depender da situação. Por exemplo, na maioria das vezes ele serve como uma espécie de passagem para a captação de aromas agradáveis ​​e do oxigênio que nos dá vida, mas em outras situações ele se pareçe mais com uma uma torneira inconveniente. Esse tipo de reação é ainda mais comum durante os meses de inverno, quando o muco que escorre incontrolavelmente do nariz se torna algo quase insuportável. Mas afinal, por que isso acontece?

A “rinorreia” (o termo médico usado para descrever o escoamento abundante de fluidos pelo nariz) pode ser causada por vários fatores diferentes. Mas no caso específico do tempo frio, existem dois grandes culpados: a física e a biologia. No lado físico das coisas, o nariz costuma “fazer horas extras” quando o tempo está frio para garantir que o ar que você inala seja adequado o suficiente para o seu sensível tecido pulmonar suportar. Além disso, o ar frio também tende a ser muito seco, sendo que para umidificá-lo, o nariz aumenta sua produção de fluidos. O problema é que isso muitas vezes leva ao excesso de muco, que por sua vez acaba escorrendo incontrolavelmente de dentro das suas narinas.

por que o nariz escorre quando o tempo esta frio 1

O segundo fator pela ocorrência da rinorreia pode ser explicado pela termodinâmica. Uma pequena parte de cada respiração que exalamos se trata de vapor de água. Isso pode ser observado facilmente em temperaturas frias, já que quando o ar quente de nossos corpos é expelido para o exterior, ele se condensa em uma nuvem de gotículas minúsculas, nos permitindo “ver” a respiração. Este mesmo princípio é parcialmente responsável pelo seu nariz ficar escorrendo. Quando o ar quente dentro de suas narinas enfrenta temperaturas frias, a umidade se une para formar gotículas maiores e pesadas que contribuem para a “bagunça do muco”.

As pessoas que se exercitam no frio são especialmente suscetíveis a um corrimento nasal desencadeado por essas baixas temperaturas. Por causa disso, muita gente costuma recorrer a medicamentos específicos ou proteções nasais como uma forma de evitar essa sensação bastante desagradável.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!