Curiosidades

O que são os hutongs?

Não é preciso visitar a China pessoalmente para saber que esse país possui uma arquitetura histórica muito peculiar. Seja em filmes, livros ou em programas de TV, os traços da engenharia utilizada na construção das residências chinesas é algo que realmente consegue chamar a atenção de qualquer pessoa. Uma das características mais marcantes do urbanismo na China são os hutongs, cuja história vamos explorar ao longo desse post.

Os hutongs são ruelas bastante estreitas que podem ser encontrados em cidades do norte da China, especialmente em Pequim. Os hutongs localizados em Pequim são constituídos pelos espaços que se originaram das antigas casas que foram construídas através de uma técnica de construção chamada “siheyua”, onde as residências eram edificadas para formar pátios centrais quadrados ou retangulares. A partir de meados do século XX, vários hutongs em Pequim foram demolidos para abrir caminho para o desenvolvimento da infra-estrutura chinesa. No entanto, graças aos esforços destinados a preservar esse aspecto significativo da cultura arquitetônica do país, muitos acabaram sendo poupados.

Os hutongs apareceram pela primeira vez na China durante a dinastia Yuan e acredita-se que o seu design provavelmente tenha se originado na Mongólia. Grande parte da área residencial de Pequim era organizada de acordo com as diferentes classes sociais, sendo que os hutongs são bons exemplos disso. Se alguém desfrutasse de uma posição alta na sociedade, as ruelas ficavam bem alinhadas com jardins murados e casas com amplo espaço. No entanto, operários, plebeus, artesãos e mercadores mais pobres viviam em pequenas residências, que davam origem a hutongs mais estreitos. As principais casas ficavam voltadas para o sul, para obter uma melhor iluminação. Por isso, vários becos corriam do leste para o oeste, com várias pistas menores presentes nas rotas entre o norte e o sul, possibilitando um deslocamento mais fácil dos moradores.

Como o fim da era das dinastias, o papel dos hutongs dentro da sociedade chinesa também diminuiu. A maioria dessas ruelas que ficavam localizadas em Pequim deram lugar a edifícios altos e largos desde o estabelecimento da República Popular da China em 1949. No entanto, alguns hutongs ainda existem dentro de Pequim e continuam sendo um elemento importante para o turismo na cidade.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

6 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

1 dia atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

1 dia atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás