Não é preciso visitar a China pessoalmente para saber que esse país possui uma arquitetura histórica muito peculiar. Seja em filmes, livros ou em programas de TV, os traços da engenharia utilizada na construção das residências chinesas é algo que realmente consegue chamar a atenção de qualquer pessoa. Uma das características mais marcantes do urbanismo na China são os hutongs, cuja história vamos explorar ao longo desse post.

Os hutongs são ruelas bastante estreitas que podem ser encontrados em cidades do norte da China, especialmente em Pequim. Os hutongs localizados em Pequim são constituídos pelos espaços que se originaram das antigas casas que foram construídas através de uma técnica de construção chamada “siheyua”, onde as residências eram edificadas para formar pátios centrais quadrados ou retangulares. A partir de meados do século XX, vários hutongs em Pequim foram demolidos para abrir caminho para o desenvolvimento da infra-estrutura chinesa. No entanto, graças aos esforços destinados a preservar esse aspecto significativo da cultura arquitetônica do país, muitos acabaram sendo poupados.

o que sao os hutongs 1

Os hutongs apareceram pela primeira vez na China durante a dinastia Yuan e acredita-se que o seu design provavelmente tenha se originado na Mongólia. Grande parte da área residencial de Pequim era organizada de acordo com as diferentes classes sociais, sendo que os hutongs são bons exemplos disso. Se alguém desfrutasse de uma posição alta na sociedade, as ruelas ficavam bem alinhadas com jardins murados e casas com amplo espaço. No entanto, operários, plebeus, artesãos e mercadores mais pobres viviam em pequenas residências, que davam origem a hutongs mais estreitos. As principais casas ficavam voltadas para o sul, para obter uma melhor iluminação. Por isso, vários becos corriam do leste para o oeste, com várias pistas menores presentes nas rotas entre o norte e o sul, possibilitando um deslocamento mais fácil dos moradores.

o que sao os hutongs 2

Como o fim da era das dinastias, o papel dos hutongs dentro da sociedade chinesa também diminuiu. A maioria dessas ruelas que ficavam localizadas em Pequim deram lugar a edifícios altos e largos desde o estabelecimento da República Popular da China em 1949. No entanto, alguns hutongs ainda existem dentro de Pequim e continuam sendo um elemento importante para o turismo na cidade.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!