Quando as pessoas visitam uma joalheria, muitas delas logo se dirigem para as peças com diamante, devido à sua beleza brilhante. No entanto, muita gente prefere pedras que apresentam cores mais profundas. Por exemplo, se sua a sua cor favorita é o vermelho, então você provavelmente estaria de olho em um lindo rubi. Mas você sabe por que o rubi apresenta tons avermelhados? É isso o que vamos descobrir ao longo desse post.

O rubi é a versão vermelha de um mineral conhecido como “corindo”. O corindo puro é incolor e é feito de alumínio e oxigênio. No entanto, no caso do rubi, pequenas quantidades de crômio (cerca de 1%) substituem o alumínio. Desse modo, quando o crômio substitui o alumínio no corindo, os seus átomos absorvem certos comprimentos de onda da luz e acabam refletindo a parte vermelha do espectro da luz visível. Esta luz vermelha refletida é o que seus olhos veem e que consequentemente dá aos rubis a sua coloração característica.

por que o rubi e vermelho 1

De fato, o nome rubi vem da palavra latina “ruber”, que significa “vermelho”. No entanto, é importante deixar claro que os rubis podem apresentar tonalidades diferentes, que variam desde um vermelho profundo até um rosa claro. Em algumas áreas, o rubi de cor rosa claro também podem ser chamado pelo nome de “safira rosa”, apesar de não ser uma safira propriamente dita.

Os rubis podem ser encontrados em muitos lugares ao redor do mundo, mas os de melhor qualidade costumam ser tradicionalmente extraídos do Vale Mogok em Mianmar (antiga Birmânia). Outros países conhecidos pela mineração de rubi incluem Tailândia, Camboja, Índia, Paquistão, Afeganistão, Tanzânia, Madagascar, Vietnã, Nepal e Groenlândia. Nos Estados Unidos, alguns rubis foram encontrados em estados como Montana, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Wyoming.

Vale destacar que os rubis são uma das gemas naturais mais difíceis de serem obtidas. De fato, os rubis estão atrás apenas da moissanita e do diamante em termos de “dureza”, o que pode ajudar a explicar o seu alto preço nas joalherias.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!