Curiosidades

Você sabe o que é kosher?

Se você assiste Orange is the New Black deve se lembrar de quando Cindy decidiu que se tornaria judia para comer a comida kosher… Porém, você sabe exatamente o que é isso? É o que iremos descobrir!

O judaísmo define uma série de leis alimentares para seus seguidores e este conjunto de regras se chama Cashrut. Para o Cashrut, segundo o halachá (lei judaíca) a comida é chamada de kosher que vem do hebraico e significa ‘próprio’, ou seja, o alimento que é próprio para o consumo dos judeus seguindo a própria lei judaica. Os judeus particantes da cashrut são proibidos de consumir comida não kosher, tendo como excessão apenas alimentos que nao são alimentícios como, por exemplo, a insulina que possui origem na carne de porco e deve ser administrada em pessoas diabéticas.

A comida não kosher é chamada de treif que significa ‘proibido’ ou ainda ‘dilacerado’ devido a referencia à carne proveninente de qualquer animal que tenha defeitos que o tornem impróprios para o abatimento. Ou seja, qualquer animal que não seja abadito em um ritual de sacrifício é chamado de neveila, que significa ‘coisa suja’. As leis básicas da cashrut provém dos dois livros da Torá, o Levítico e o Deuteronômio, tendo a adição da lei oral (Mishná e Talmude) e sendo codificadas pelo Shulkhan Arukh e também pelas autoridades rabínicas posteriores. A Torá não diz de forma explicita o motivo para as leis de cashrut, porém diversas razões hoje são apresentadas com considerações filosóficas, ritualísticas e até mesmo higiências.

Caso você esteja curioso, kosher significa ‘legítimo’, ‘aceitável’, ‘genuíno’ ou ainda ‘autêntico’ caso você deseje utilizar um sentido mais amplo e utilizado hoje. Os principais alimentos não kosher, ou seja, treif, é preciso mencionar carne de porco, lagosta, frutos do mar em geral, peixes que não possuam escamas, carne com sangue, camarão, alimentos que misturem carne com produtos lácteos – manteiga, leite e queijo. Só para você ter ideia, um judeu ortodoxo não deve comer queijo em um intervalo menor de 6 horas após comer carne.

Identificação

A União Ortodoxa (OU) definiu uma série de símbolos de certificação para alimentos que são ou não seguros para quem segue a alimentação kosher. A OU atua nos Estados Unidos, porém ao redor do mundo existem diversas outras organizações que possuem a mesma função. Dentro da simbologia da União Ortodoxa existe a letra U dentro de um círculo sempre acompanhada das letras a seguir:

D – Dairy que significa laticínios
M: Meat que significa carne – incluindo aves
Pareve: Alimento que não possui nenhum derivado do leite ou da carne (seguro)
Fish: Peixe
P: Permitido para Pessach

Aqui no Brasil nós não possuímos essa classificação em nossos alimentos, sendo que a maioria dos produtos kosher vendidos por aqui utilizam a classificação OU devido a sua origem nos Estados Unidos ou em Israel.

Você conhecia essas informações? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

10 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

13 horas atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

3 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

4 dias atrás