Curiosidades

Como surgiu a coxinha?

Comida deveria ser considerada a 8ª maravilha do mundo, concorda? Todo mundo precisa se alimentar para poder se manter vivo e temos que concordar que isso é bom demais. Existem vários tipos de comida, para os mais variados paladares, então não existe nem desculpa para dizer que não gosta de comer.

Um dos salgados mais famosos é sem dúvida alguma a coxinha, além de estar presente em vários quiosques, lojas e barracas, elas estão também em todas as festas, afinal de contas, festa sem coxinha, não é festa, não é mesmo? Mas você sabe como surgiu ela? Caso não saiba, se prepare, pois iremos te contar agora mesmo.

Atualmente a coxinha é bastante amada por nós brasileiros e a sua história começou há muito tempo atrás, é bom saber que existem duas versões contadas até hoje, porém uma delas apresenta uma pequena falha e por conta disso chega a ser descartada por profissionais da culinária e historiadores.

Primeira Versão

São Paulo se desenvolvia industrialmente em meados do século XX, regiões como a de Santo André recebia grandes fábricas, consequentemente também muitos trabalhadores que precisavam se alimentar sem gastar muito. Era bastante comum que esses trabalhadores matassem a sua fome nas barraquinhas dos vendedores ambulantes.

Naquela época, os ambulantes vendiam pedaços fritos de coxa, sobrecoxa e peito de frango na porta das fábricas, na hora do almoço. Apesar de não ter o nome identificado, um desses ambulantes teve a brilhante ideia de desfiar a carne de frango, envolver em uma massa de batata, modelar no formato de coxa e fritar no óleo quente.

A nova receita logo começou a fazer bastante sucesso, a ponto de ser levado para os estados do Rio de Janeiro e Paraná. Quando chegou em Belo Horizonte, foi incorporado à receita o recheio de requeijão cremoso que fez com que o sucesso fosse ainda maior.

Segunda Versão

Conta-se que na Fazenda Morro Azul que ficava na cidade de limeira, vivia a família real brasileira e a Princesa Isabel juntamente com o Conde d’Eu tinham um filho com deficiência mental que acabava sugando ao máximo todos os esforços dos empregados da casa, principalmente das cozinheiras que sempre queriam agradar o menino.

A comida preferida do menino era coxa galinha, certo dia não existia coxa o suficiente para uma refeição, a cozinheira prevendo a gritaria do menino, resolveu desfiar tudo o que tinha e transformar em várias “coxas”, envolvendo em uma massa de batata e fritando em óleo.

A nova invenção teria caído no gosto da família real e passou a fazer parte do cardápio. Porém essa versão tem 2 furos, já que sabe-se que a residência da família real era no Rio de Janeiro, além disso não é comprovado historicamente que a Princesa Isabel tinha um filho deficiente.

Qual das versões você acha mais convincente? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Manoel Netto

Matérias Recentes

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

36 minutos atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

1 dia atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

2 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

3 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

4 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

5 dias atrás