Curiosidades

7 filmes que definiram o cinema dos anos 90

Os anos 90 foram um período bastante “louco”. No mundo do entretenimento, a geração X dominou o público do cinema, enquanto nomes como Quentin Tarantino e Kevin Smith reinventaram o cinema independente e restabeleceram seu lugar no mercado de filmes.

Ao mesmo tempo, os estúdios de Hollywood foram os pioneiros na utilização de efeitos gerados por computador e revolucionaram o cinema de grande sucesso. Então, com tudo isso em mente, resolvemos vamos dar uma olhada em alguns filmes que definiram o cinema da época. Você vai ver que esses filmes se tornaram verdadeiros clássicos da cultura pop. Confira!

7. Beleza Americana (1999)

Embora possa ser um tanto desconfortável assistir Kevin Spacey interpretar um predador sexual com tudo o que veio à tona no mundo real, ‘Beleza Americana’, de Sam Mendes, é um filme inegavelmente espetacular. Todos os momentos perfeitamente enquadrados do longa se encaixam perfeitamente na atmosfera de comédia dramática que a trama propõe.

Além disso, a vasta utilização simbólica de rosas e pétalas de rosa e, em termos mais amplos, a cor vermelha, podem representar tudo, desde emoções reprimidas até a luxúria sexual. Há quem diga que as rosas podem simbolizar até mesmo a fachada de famílias suburbanas materialistas. Profundo, não?

6. Jurassic Park (1993)

Tudo o que o reboot de ‘Jurassic World’ de 2015 fez de errado, o Jurassic Park original de 1993 fez de certo. O problema com ‘Jurassic World’ é que seus personagens não têm uma identidade muito marcante, então muitas vezes nem nos importamos com o que está acontecendo com eles ou se eles são em perigo.

Por outro lado, Alan Grant, Ellie Sattler, Ian Malcolm, e Tim e Lex Murphy são personagens muito bem desenvolvidos, de modo que, quando entram em perigo, os telespectadores logo se colocam em seus lugares. Além disso, os efeitos especiais utilizados no filme original certamente marcaram o início de uma nova era do desenvolvimento visual em plena década de 90.

5. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Talvez devido às tendências niilistas da Geração X e à ascensão em massa de assassinatos reais, os anos 90 viram o surgimento de uma série de filmes de assassinos em série, incluindo ‘Se7en – Os Sete Crimes Capitais’, ‘O Colecionador de Ossos’, ‘Beijos Que Matam’, ‘Copycat – A Vida Imita a Morte’ e ‘Assassinos por Natureza’. No entanto, o mais popular de todos desse gênero é certamente ‘O Silêncio dos Inocentes’.

Na prática, esse filme é thriller intemporal, com personagens brilhantemente muito bem construídos. De fato, ele foi o terceiro filme a ganhar o Oscar nas cinco categorias principais, além de ser o primeiro e ainda o único filme de terror a ganhar o prêmio de Melhor Filme.

4. Forrest Gump (1994)

Embora muitas vezes seja considerado uma aula de história do século XX, ‘Forrest Gump’ é, na verdade, ainda muito mais profundo do que a maioria das pessoas se lembra. O diretor Robert Zemeckis assumiu a criação de um personagem de caráter puro, inocente, quase infantil e o confrontou com os melhores e piores tempos dos Estados Unidos no século passado.

Obviamente, o filme não funcionaria tão bem sem o desempenho magistral de Tom Hanks. Com Hanks no comando, Forrest tornou-se uma figura cativante que acompanhamos com prazer em eventos históricos bastante complicados, como o furacão Carmen, a Guerra do Vietnã e a crise do HIV.

3. Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Depois de entrar em cena com ‘Cães de Aluguel’ em 1992, o diretor e roteirista Quentin Tarantino provou que realmente era um cara diferenciado e realizou um projeto ainda maior tempos depois. O início dos anos 90 trouxe o surgimento do pós-modernismo, o que no mundo do cinema significava juntar o que já havia sido feito e atender às expectativas do público ao criar algo novo.

Com o uso de referências intertextuais e um estilo não linear de narrativa, ‘Pulp Fiction: Tempo de Violência’ é considerado o auge do cinema pós-moderno. De fato, isso envergonhou outros filmes da época e fez com que Pulp Fiction se tornasse o primeiro filme independente a alcançar a faixa dos US $ 100 milhões nas bilheterias.

2. Matrix (1999)

A franquia ‘Matrix’, das irmãs Wachowski, conseguiu abranger uma curiosa mistura de ação, artes marciais, ficção científica cyberpunk e alusões literárias de uma forma invejável. De fato, o filme sempre foi considerado um projeto arriscado pelo estúdio e, no papel, é fácil entender por que. No entanto, o filme foi muito bem sucedido, mexendo com a concepção de realidade de todos os espectadores dos anos 90 ao fazer muita gente pensar que o mundo inteiro é apenas uma simulação e que todos nós estamos conectados a uma máquina.

Desde então, Keanu Reeves desempenhou outros papéis tão icônicos como o seu personagem em ‘Matrix’, Neo, mas o fato é que Neo ainda é um protagonista convincente (no primeiro filme, pelo menos) fazendo com que Reeves ainda seja amplamente associado ao personagem.

1. Clube da Luta (1999)

A adaptação cinematográfica de David Fincher do romance ‘Fight Club’, de Chuck Palahniuk, é o ápice de todos os clássicos cult. O personagem Narrador, de Edward Norton, é um ícone para todos os homens corporativos entediados na América. Ele fica tão desiludido com seu trabalho de escritório e a existência mundana que acaba unindo forças com Tyler Durden e estabelece uma cadeia de clubes de luta clandestinos onde cidadãos com ideias semelhantes se reúnem apenas para sentir a emoção proveniente da adrenalina.

Enquadrar algumas cenas como um típico filme de comédia de humor negro para abranger toda a sua insanidade também foi uma jogada inteligente, pois se encaixa muito bem na premissa de que tudo se originou do fato de que um “homem comum” estava descontente com o seu trabalho de classe média na sociedade americana.

E você, já assistiu a todos os filmes listados? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

2 dias atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

3 dias atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

5 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

6 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

6 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

1 semana atrás