Categorias: CuriosidadesSaúde

Janeiro Branco: Entenda Para Quê Serve a Campanha

A cada ano que se passa, a preocupação e os cuidados com a saúde mental só aumentam ao redor do mundo. Nem precisa falar o quanto isso é extremamente importante, afinal de contas: mente sã, corpo são. Falar sobre saúde metal tem sido cada vez mais importante.

O mês de janeiro marca a abertura do calendário de temas relacionados à saúde buscando chamar a atenção para a importância de cuidar do bem-estar mental. Mas se você ainda não conhecia essa campanha, pode ficar tranquilo, pois explicaremos tudo agora mesmo.

Origem da Campanha

Certamente você deve conhecer as campanhas Novembro Azul e Outubro Rosa, bom, o Janeiro Branco segue esse mesmo estilo. Mas O objetivo desta campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

A campanha do Janeiro Branco surgiu em 2014, criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. Os idealizadores perceberam um movimento da maior parte da população em relação às expectativas e desejos para uma boa saúde e bem-estar que surgem com a chegada de um novo ano. Exatamente por isso o mês de janeiro foi pensado estrategicamente para que seja o pontapé inicial para fortalecer esses cuidados.

No primeiro ano da campanha, as ações foram realizadas por psicólogos e estudantes de psicologia de Uberlândia, através de mini palestras, roda de conversa, e outras ações rápidas e pontuais. Em 2016 a campanha começou a tomar uma maior proporção graças às redes sociais e a ajuda de mais profissionais de outras cidades e estados.

Importância do Janeiro Branco

Segundo o próprio site da campanha:

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!

O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso – confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014!

Covid-19 Vs. Saúde Mental

O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa intitulada “Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental da População Brasileira” e nela chegou-se à conclusão de que a ansiedade da população brasileira chegou à proporção de 86,5% e uma uma proporção de 16% de depressão na forma mais grave.

De acordo com Anderson Agulhari Bahia, psicólogo ligado à área de Atenção à Saúde na Seguros Unimed:

A pandemia definitivamente deu maior destaque a um problema que não é recente. Mas, ainda é preciso ampliar o debate para além do tratamento de doenças. Além disso, precisamos diferenciar depressão de ansiedade.

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa.

A ansiedade possui também sintomas físicos, como falta de ar, sudorese, hiper ventilação, boca seca, náuseas, entre outros. Nessas horas, o cuidado de um profissional faz toda a diferença

Saúde Mental no Brasil

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, ocupamos o primeiro lugar quando a questão é a prevalência de casos de ansiedade.

Ainda de acordo com a organização,  a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Por isso devemos mais do que nunca dar toda atenção para a nossa saúde mental.

Leia Também: 5 Coisas Que Você Não Sabia Que O Seu Cérebro Pode Fazer
Leia Também: O Tamanho Do Cérebro Pode Determinar O Nível De Inteligência Dos Animais?

Vale lembrar que sempre devemos buscar por ajuda quando percebermos que algo está errado com a nossa saúde mental ou até mesmo com a de alguém próximo. Afinal de contas, é necessário que a nossa mente esteja saudável.

Você já conhecia o Janeiro Branco? Não esquece de compartilhar esse post com seus amigos e sua família!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Manoel Netto

Matérias Recentes

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

16 horas atrás

4 curiosidades geográficas quase inacreditáveis (mas verdadeiras!)

Claro, aqui estão quatro curiosidades geográficas incríveis: 1. **A Ilha da Ascensão Move-se Lentamente:** Localizada…

2 dias atrás

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

3 dias atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

4 dias atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

4 dias atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

5 dias atrás