Existe uma boa chance de que você já tenha vivenciado a estranha sensação de sentir uma vontade súbita de ir ao banheiro minutos depois de ter tomado uma boa xícara de café. De fato, este ritual da manhã é uma parte bem-vinda para a rotina de alguns, mas uma necessidade irritante para outros, principalmente se os efeitos são rápidos ou imprevisíveis.

Se você está lendo isso e balançando a cabeça com espanto, pode ser que você seja uma daquelas pessoas que não são afetadas gastrointestinalmente pelo café, que por sua vez é uma das bebidas mais populares do mundo. No entanto, se você sofre com a “aflição” de sentir vontade de fazer cocô após tomar café, vale a pena explorar os efeitos dessa bebida com cafeína no corpo.

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar os principais motivos que ajudam a explicar por que tomar café pode fazer com que algumas pessoas sintam vontade de fazer cocô. Você vai ver que os efeitos que essa bebida desempenha no corpo humano são bem mais complexos do que parecem.

Entendendo o que acontece no seu estômago

por que tomar cafe pode dar vontade de fazer coco 2

Embora até gostaríamos de fornecer uma resposta única e fácil a essa pergunta comum, os especialistas no assunto não ainda não tomaram uma decisão conclusiva e, em vez disso, atribuíram esse fenômeno a uma variedade de coisas diferentes, desde a presença da cafeína e de outros produtos químicos no café à saúde individual de cada um.

Para começar, o café contém cafeína, que é um estimulante muito famoso. Estudos descobriram que a cafeína pode relaxar os músculos do cólon, o que pode fazer com que as coisas se movam mais facilmente no estômago, consequentemente fazendo com que você precise do banheiro. Da mesma forma, após uma longa noite de sono, onde os intestinos costumam ficar mais descansados, a atividade matinal pode começar a “agitar as coisas”, um processo que muitas vezes é acelerado pela presença adicional de cafeína.

Pesquisadores também já concluíram que a ingestão de alimentos com o café também pode desencadear os movimentos intestinais da manhã, pois o corpo percebe que está sendo preenchido com alimentos e tenta “abrir espaço” para a digestão ocorrer adequadamente.

Hormônios e problemas gastrointestinais

por que tomar cafe pode dar vontade de fazer coco 1

Além de tudo isso que foi citado, existem também dois hormônios que podem ser desencadeados pelo café, a gastrina e a colecistoquinina, que afetam diretamente o cólon e controlam a produção e a liberação de certos sucos digestivos e biliares. Em outras palavras, esses compostos preparam o corpo humano para digerir alimentos adicionais. Acredita-se que eles também energizem os músculos do cólon e estimulem contrações, o que pode levar a uma rápida evacuação matinal do intestino.

Por último, se você sofre de algum tipo de distúrbio gastrointestinal ou tem problemas de saúde intestinal, o café também pode ter o potencial de causar certos estragos no estômago. Para muitas pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável (SII), já é sabido que o café pode piorar ainda mais os seus sintomas. No entanto, apesar da clara correlação entre os pacientes e os sintomas característicos, os pesquisadores ainda não conseguiram determinar por que o café desempenha um efeito tão forte nesse caso.

Outro ponto que merece destaque é que as pessoas que sofrem de intolerância à lactose, principalmente à medida que envelhecem, também podem apresentar reações gastrointestinais ao creme ou ao leite que geralmente é incluído no café. Além disso, certos tipos de açúcares artificiais, como o xilitol e o sorbitol, também estão incluídos em alguns adoçantes e são largamente conhecidos por terem efeitos laxativos.

Ou seja, como você pode ver, não há um único culpado pelos efeitos laxantes que algumas pessoas experimentam após tomar a primeira xícara de café logo pela manhã.

As exceções à regra

por que tomar cafe pode dar vontade de fazer coco 3

Como já foi mencionado no início deste artigo, nem todas as pessoas costumam ser afetadas por esse fenômeno estimulante após tomar uma xícara de café, especialmente no período matinal. De fato, o reflexo gastrocólico (nossa tendência natural de querer esvaziar nossos intestinos depois de beber ou comer qualquer coisa pela manhã) não parece ser tão forte para algumas pessoas.

A cafeína costuma ser apontada como o culpado comum para esse efeito estimulante, mas nenhuma pesquisa realizada até hoje conseguiu fornecer uma resposta clara sobre esse ponto. De fato, alguns estudos descobriram que o café descafeinado é tão impactante (ou até mais estimulante) do que o café com cafeína. Em outros estudos, não houve diferença mensurável entre os participantes que bebiam água e os que bebiam café pela manhã em termos de necessidade de se aliviar.

A única coisa que se sabe é que aqueles que têm um ecossistema intestinal mais estável e uma saúde gastrointestinal mais saudável geralmente são mais “regulares” e não precisam de estímulo externo para os movimentos intestinais normais. No entanto, dada a crescente taxa de alergias e sensibilidades alimentares em todo o mundo, não é de surpreender que mais e mais pessoas se queixem de irregularidades em sua saúde intestinal.

No outro extremo do espectro, algumas pessoas afirmam que a cafeína pode causar prisão de ventre ou até desidratação. Curiosamente, algumas evidências sugerem que o café realmente pode tornar mais difícil a liberação do cocô em algumas pessoas. Ou seja, aquela ideia de que “cada caso é um caso” se aplica totalmente a esse assunto.

Uma palavra final

por que tomar cafe pode dar vontade de fazer coco 4

Se você é uma das pessoas de sorte cujo funcionamento intestinal não costuma ser afetado pelo café que toma todas as manhãs, receba os meus parabéns! No entanto, para aqueles que sempre precisam estar a uma curta distância de um banheiro após o café da manhã, tenho que informá-lo que, infelizmente, não há uma solução à vista!

Reduzir gradualmente a cafeína até pode ser uma maneira eficaz de tentar manter a normalidade e evitar os sintomas da abstinência de cafeína em alguns casos. Eventualmente, o seu intestino poderá se normalizar e não exigirá o estímulo do café todas as manhãs para funcionar adequadamente.

Ainda assim, os especialistas ainda não são capazes de definir um caminho específico que explique a ligação entre o café e os movimentos intestinais, tornando isso mais um mistério do corpo humano que nos transforma em seres realmente fascinantes.

E você, gosta de tomar um cafezinho logo pela manhã? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!