Apesar de todo o sucesso que tem feito Frozen – Uma Aventura Congelante, a Disney não consegue parar e admirar seu trabalho. Tudo porque já é a terceira vez que os produtores devem lidar com acusações de plágio!

A primeira aconteceu em abril de 2014, quando o animador Kelly Wilson alegou que o personagem Olaf é uma cópia de seu curta-metragem chamado “The Snowman”. Na história deste curta existe também um momento onde o personagem busca pelo nariz perdido em um lago congelado.

November 1st, 2013 @ 20:49:50

Já a segunda ocorreu em setembro de 2014, quando a escritora peruana Isabella Tanikumi exigiu US$250 milhões de reparação da Disney, já que acredita que 18 elementos do filme foram copiados de seus livros de memórias. Nestes livros, a autora cita problemas em sua relação com suas duas irmãs, seu abalo pela perda dos pais e ainda dois personagens chamados Hans e Cristoff, exatamente como no filme.

Agora quem acusa é a romancista Muneefa Abdullah, do Kuwait, ela afirma que toda história foi plagiada do conto “The Snow Princess” que faz parte de seu livro “New Fairy Tales.” Neste conto há uma menina que transforma pessoas e objetos em gelo. Assim como Elsa, ela também se esconde para não machucar as pessoas. No livro também há um castelo de gelo, bonecos de  neve e uma irmã buscando a outra.

Frozen

A Disney garante que, na verdade, Frozen é assumidamente inspirada no conto “The Snow Queen” de Hans Christian Andersen, apesar de a história original ser muito diferente da animação. Os advogados da empresa ainda não se manifestaram sobre as novas acusações.