Se você já se mudou de casa/apartamento alguma vez na vida, sabe o trabalho absurdo que dá para encaixotar tudo e depois reorganizar cada objeto em seu novo lugar, mas e se uma cidade inteira precisasse fazer sua mudança? Pois é isso que vai acontecer com a pequena cidade de Kiruna, da Suécia.

Kiruna-cidade-ira-se-mudar-tricurioso

Kiruna é uma cidade que fica ao norte da Suécia e tem apenas 18 mil habitantes, sua economia é sustentada a partir de uma mina de ferro. Apesar de ter passado por muitos anos prósperos, agora ela passa por um grave problema: Para continuar mantendo sua mina de ferro, é necessário que sejam feitas maiores escavações de cerca de 1,2 km. Entretanto, pode ser que não se encontre nada nestas escavações, causando apenas profundos túneis que tornarão o solo da cidade instável, colocando em risco as médias e grandes construções.

Kiruna-cidade-ira-se-mudar-tricurioso-3

Por esse motivo os governantes locais resolveram que vão fazer uma grande mudança, transferindo a cidade para um local a três quilômetros a leste da localização atual. Esta modificação radical já começou há alguns meses, destruindo os prédios mais próximos a mina e os transferindo para a nova área, porém o mais impressionante é o prazo com que eles pretendem finalizar toda esta mudança, o governo local espera que todo o processo esteja concluído em “apenas” 85 anos. Isso mesmo, praticamente um século!

Kiruna-cidade-ira-se-mudar-tricurioso-6

Construções históricas da cidade como uma Torre de Relógio e uma Igreja de 1912 serão desconstruídas e remontadas no novo local, já o restante dos prédios e casas serão refeitos do zero, o que é uma chance única de poder rearquitetar a cidade de maneira lógica e mais eficiente em sua disposição. O vídeo a seguir foi produzido por um dos escritórios de arquitetura responsáveis por este grande projeto, chamado White, explica mais detalhadamente tudo o que irá acontecer:

É um plano ousado e completamente inusitado, não acha? Comente!