Curiosidades

Quantos quilos de cocô uma pessoa produz ao longo da vida?

As quantidades de cocô que as pessoas deixam para trás durante uma pausa no banheiro podem variar muito dependendo da idade, peso corporal, dieta, exercícios e outros fatores. Mas você conseguiria dizer quantos quilos de fezes uma pessoa pode produzir ao longo de sua vida? Arrisque um palpite e no decorrer desse post vamos ver se você consegue chegar perto da estimativa.

O cocô faz parte do processo digestivo normal da maioria dos animais. Depois que os nutrientes são extraídos das comidas e dos líquidos, os resíduos são eliminados através da urina e fezes. As fezes humanas, quando saudáveis, são geralmente constituídas por cerca de 70% de resíduos sólidos e 30% de fluidos. Apesar dos hábitos intestinais variarem de pessoa para pessoa, homens e mulheres produzem uma média diária de 400 a 500 gramas de fezes.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia identificaram até mesmo a velocidade na qual os humanos geralmente produzem seu cocô: cerca de 2 centímetros por segundo. Mas é importante levar em conta que a constipação (dificuldade na eliminação das fezes) pode fazer com que esse processo seja mais lento. A quantidade de tempo que uma pessoa tipicamente dedica a defecar é de 12 segundos, o que é curioso já que muitas espécies de animais, independentemente do seu tamanho, fazem o serviço com a mesma duração.

Agora chegou a hora de falar do tema exato desse post. Começando com uma quantidade diária média de cerca de 400 gramas, a produção total de cocô no período de uma semana seria de aproximadamente 2,8 kg. Em um ano, uma única pessoa renderia cerca de 145 kg de cocô, quase o peso de um panda adulto. Como no Brasil a expectativa de vida é de aproximadamente 75 anos, podemos concluir que um brasileiro produziria cerca de 10.875 kg de cocô ao longo de sua vida.

Em termos mundiais essa é uma realidade um tanto “desagradável”. Isso porque cerca de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a banheiros domésticos e acabam lançando os seus dejetos diretamente nos oceanos, lagos e rios. É por causa disso que melhorar o acesso à água potável e implementar melhores práticas de saneamento, como contenção e tratamento de fezes pode evitar cerca de 842.000 mortes todos os anos, de acordo com relatórios da Organização Mundial de Saúde.

Você sabia que é capaz de produzir uma quantidade tão grande de algo? Deixe o seu comentário! 😀

Leave a Comment

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

9 horas atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

1 dia atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

3 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

4 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

4 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

5 dias atrás