As quantidades de cocô que as pessoas deixam para trás durante uma pausa no banheiro podem variar muito dependendo da idade, peso corporal, dieta, exercícios e outros fatores. Mas você conseguiria dizer quantos quilos de fezes uma pessoa pode produzir ao longo de sua vida? Arrisque um palpite e no decorrer desse post vamos ver se você consegue chegar perto da estimativa.

O cocô faz parte do processo digestivo normal da maioria dos animais. Depois que os nutrientes são extraídos das comidas e dos líquidos, os resíduos são eliminados através da urina e fezes. As fezes humanas, quando saudáveis, são geralmente constituídas por cerca de 70% de resíduos sólidos e 30% de fluidos. Apesar dos hábitos intestinais variarem de pessoa para pessoa, homens e mulheres produzem uma média diária de 400 a 500 gramas de fezes.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia identificaram até mesmo a velocidade na qual os humanos geralmente produzem seu cocô: cerca de 2 centímetros por segundo. Mas é importante levar em conta que a constipação (dificuldade na eliminação das fezes) pode fazer com que esse processo seja mais lento. A quantidade de tempo que uma pessoa tipicamente dedica a defecar é de 12 segundos, o que é curioso já que muitas espécies de animais, independentemente do seu tamanho, fazem o serviço com a mesma duração.

quantos quilos de coco uma pessoa produz ao longo da vida 1

Agora chegou a hora de falar do tema exato desse post. Começando com uma quantidade diária média de cerca de 400 gramas, a produção total de cocô no período de uma semana seria de aproximadamente 2,8 kg. Em um ano, uma única pessoa renderia cerca de 145 kg de cocô, quase o peso de um panda adulto. Como no Brasil a expectativa de vida é de aproximadamente 75 anos, podemos concluir que um brasileiro produziria cerca de 10.875 kg de cocô ao longo de sua vida.

Em termos mundiais essa é uma realidade um tanto “desagradável”. Isso porque cerca de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a banheiros domésticos e acabam lançando os seus dejetos diretamente nos oceanos, lagos e rios. É por causa disso que melhorar o acesso à água potável e implementar melhores práticas de saneamento, como contenção e tratamento de fezes pode evitar cerca de 842.000 mortes todos os anos, de acordo com relatórios da Organização Mundial de Saúde.

Você sabia que é capaz de produzir uma quantidade tão grande de algo? Deixe o seu comentário! 😀