Curiosidades

Os insetos precisam dormir?

Nada melhor que um banho, uma janta e uma boa noite de sono depois de uma rotina cansativa de trabalho. Dormir não é só um ato de descanso. Pra mim, é um mantra de calma e tranquilidade que se faz em silêncio, e, nesta correria de nossas vidas atribuladas, um dos poucos momentos nos quais podemos desfrutar de um momento sem burocracias e toda a papelada que lidamos na vida adulta.

Os insetos também trabalham, sabia? Só olhar para o chão quando andar pela calçada: formigas carregando pedaços de comida e folhas, para se alimentarem, pequenos  pedaços de terra, para construírem suas colônias, dentre outros; olhe para as flores e verá abelhas pegando néctar e transferindo pólen de um lugar ao outro. O mundo e a vida não param, um ciclo infinito (será?) de energia e claro, os insetos estão inclusos nesta enorme engrenagem, cheia de pequeninas engrenagens. Mas, será que eles descansam, depois de tando se esforçarem para manter seus semelhantes (e a si mesmas) em pé?

Você, dormindo depois de maratonar 5 séries na Netflix.

Bom, há alguns dias postamos aqui no TriCurioso sobre os insetos beberem água. Sobre a dúvida de hoje, quer uma resposta na lata? Sim, os insetos possuem sim um merecido tempo para dormir. Diferente de plantas e micróbios, os insetos possuem um sistema nervoso central, o que parece ser uma importante característica para o sono. Os insetos também possuem comportamentos circadianos que governam quando dormir e quando acordar.

Alguns insetos são ativos à noite, para tomar a vantagem de jantar de forma mais furtiva. Algumas lagartas comem folhas quando o sol se põe, para evitar pássaros e outros predadores, e percevejos frequentemente se alimentam à noite, para tomar proveito de seu alimento enquanto ele dorme (“ele” se refere a nós, hehe). Por comparação, insetos que se entubam de comida à luz do dia, tais como várias espécies de abelhas procurando pólen, estão opostas ao ciclo cicardiano, o que faz muito sentido uma vez que as flores começam seu período de polinização perto da noite.

Quem descobrir qual dos dois é um gato e qual é a abelha ganha um joinha.

A Ciência definiu o ato de dormir nos insetos em 2000, quando grupos separados de pesquisadores liderados pelo Instituto de Neurosciências na Califórnia e a Universidade da Pensilvânia publicou relatórios sobre moscas de fruta dormindo. Ambos os grupos descobriram que as moscas exibiam características-chave do sono.

Por exemplo, moscas em descanso foram mais difíceis de se assustarem que moscas em ativa, assim como é mais difícil ter a atenção de nós, humanos, quando estamos “pescando” (com muito sono, quase dormindo), comparado aos momentos em que estamos em pé, em movimento. Quando os cientistas mantinham as moscas acordadas à noite, dando pequenas batidas em seu contêiner, as moscas tinham que compensar este esforço, com um descanso extra. Igual você, quando vara a noite pra entregar aquele trabalho, não é mesmo?

Confira abaixo este vídeo com uma abelha dormindo, enquanto um humano chato tenta atrapalhar o descanso da coitada:

E aí, gostou? Compartilhe, comente o que acha pra gente! 😉

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Douglas Martins

Matérias Recentes

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

18 horas atrás

Por que os humanos quase não comem mais cérebros de animais?

Existem várias razões pelas quais o consumo de cérebros de animais diminuiu significativamente em muitas…

2 dias atrás

As 7 tradições de casamento mais estranhas da história

Ao longo da história, várias culturas ao redor do mundo têm praticado tradições de casamento…

3 dias atrás

Malcolm X: a vida do homem que moldou os movimentos pelo poder Negro

Malcolm X foi um dos mais influentes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados…

4 dias atrás

Quais são as cores da Páscoa e o que elas significam?

As cores tradicionais da Páscoa são o branco, o roxo, o verde e o dourado,…

5 dias atrás

A origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

Os formatos de macarrão têm uma história fascinante e diversificada, com muitos deles tendo origens…

6 dias atrás