Nada melhor que um banho, uma janta e uma boa noite de sono depois de uma rotina cansativa de trabalho. Dormir não é só um ato de descanso. Pra mim, é um mantra de calma e tranquilidade que se faz em silêncio, e, nesta correria de nossas vidas atribuladas, um dos poucos momentos nos quais podemos desfrutar de um momento sem burocracias e toda a papelada que lidamos na vida adulta.

Os insetos também trabalham, sabia? Só olhar para o chão quando andar pela calçada: formigas carregando pedaços de comida e folhas, para se alimentarem, pequenos  pedaços de terra, para construírem suas colônias, dentre outros; olhe para as flores e verá abelhas pegando néctar e transferindo pólen de um lugar ao outro. O mundo e a vida não param, um ciclo infinito (será?) de energia e claro, os insetos estão inclusos nesta enorme engrenagem, cheia de pequeninas engrenagens. Mas, será que eles descansam, depois de tando se esforçarem para manter seus semelhantes (e a si mesmas) em pé?

por que algumas pessoas nao conseguem dormir sem ventilador

Você, dormindo depois de maratonar 5 séries na Netflix.

Bom, há alguns dias postamos aqui no TriCurioso sobre os insetos beberem água. Sobre a dúvida de hoje, quer uma resposta na lata? Sim, os insetos possuem sim um merecido tempo para dormir. Diferente de plantas e micróbios, os insetos possuem um sistema nervoso central, o que parece ser uma importante característica para o sono. Os insetos também possuem comportamentos circadianos que governam quando dormir e quando acordar.

Alguns insetos são ativos à noite, para tomar a vantagem de jantar de forma mais furtiva. Algumas lagartas comem folhas quando o sol se põe, para evitar pássaros e outros predadores, e percevejos frequentemente se alimentam à noite, para tomar proveito de seu alimento enquanto ele dorme (“ele” se refere a nós, hehe). Por comparação, insetos que se entubam de comida à luz do dia, tais como várias espécies de abelhas procurando pólen, estão opostas ao ciclo cicardiano, o que faz muito sentido uma vez que as flores começam seu período de polinização perto da noite.

os insetos precisam dormir tricurioso02

os insetos precisam dormir tricurioso05 gato dormindo cabeca para

Quem descobrir qual dos dois é um gato e qual é a abelha ganha um joinha.

A Ciência definiu o ato de dormir nos insetos em 2000, quando grupos separados de pesquisadores liderados pelo Instituto de Neurosciências na Califórnia e a Universidade da Pensilvânia publicou relatórios sobre moscas de fruta dormindo. Ambos os grupos descobriram que as moscas exibiam características-chave do sono.

Por exemplo, moscas em descanso foram mais difíceis de se assustarem que moscas em ativa, assim como é mais difícil ter a atenção de nós, humanos, quando estamos “pescando” (com muito sono, quase dormindo), comparado aos momentos em que estamos em pé, em movimento. Quando os cientistas mantinham as moscas acordadas à noite, dando pequenas batidas em seu contêiner, as moscas tinham que compensar este esforço, com um descanso extra. Igual você, quando vara a noite pra entregar aquele trabalho, não é mesmo?

os insetos precisam dormir tricurioso04

Confira abaixo este vídeo com uma abelha dormindo, enquanto um humano chato tenta atrapalhar o descanso da coitada:

E aí, gostou? Compartilhe, comente o que acha pra gente! 😉