A primeira vez que uma mulher grávida sente um chute do seu bebê pode ser algo bastante surpreendente. De certo modo, isso serve como um lembrete repentino de que a pequena criatura que cresce dentro dela começa a dar os seus primeiros sinais de uma movimentação mais intensa. Mas afinal, por que os bebês dão chutes na barriga da mãe?

Embora o útero seja um espaço muito apertado para permitir a prática de exercícios, esses pontapés são vitais para o desenvolvimento saudável dos ossos e das articulações dos bebês. Os fetos começam a se mover no útero geralmente depois da 7º semana e a medida que crescem, eles gradualmente adicionam mais movimentos e ações ao seu repertório, como soluços, movimentos de braços e pernas, alongamentos, bocejos e até chupar o dedo. No entanto, a mãe só sente os movimentos mais bruscos como chutes e socos depois de 16 semanas de gravidez, quando o bebê está um pouco mais forte.

Por outro lado, cientistas ainda tentam descobrir se os bebês têm o controle desses movimentos ou se essas ações são apenas uma questão de reflexo. Pesquisas apontam para o fato de que os primeiros movimentos tendem a ser puramente reflexos, mas à medida que os movimentos se tornam mais coordenados, é bastante provável que o cérebro já esteja no controle de quando os bebês devem se movimentar. Vale destacar que os reflexos, por outro lado, são provenientes da medula espinhal e não requerem informações do cérebro.

por que os bebes dao chutes na barriga da mae 1

De fato, os cientistas podem ainda não saber ao certo se os movimentos são voluntários ou involuntários, mas as pesquisas são muito claras em afirmar que essa movimentação é muito importante. Os bebês precisam se mover no útero para adquirir uma vida saudável após o nascimento, especialmente para os ossos e articulações. A falta de movimentação fetal, inclusive, pode levar a uma variedade de distúrbios congênitos, como articulações encurtadas e o desenvolvimento de ossos tão finos que acabam ficando suscetíveis à fraturas.

Quanto à frequência dos chutes, é importante deixar claro que não há uma quantidade estabelecida de movimento fetal normal durante os nove meses de gravidez. Isso acontece porque é difícil para os cientistas estudarem os movimentos fetais, pois a única maneira de medi-los é através de experimentos realizados em hospitais e isso pode ser feito apenas por um curto período de cada vez.

Sabia dessa? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!