Criadora de um fenômeno literário que serviu de inspiração para a produção de uma franquia de sucesso nos cinemas, J. K. Rowling (nome artístico de Joanne Rowling) é uma das escritoras mais famosas do mundo. Mais conhecida pela criação da série Harry Potter, Rowling conseguiu deixar a sua vida conturbada para trás através da sua paixão pela escrita, mostrando que é realmente possível alcançar um grande objetivo fazendo aquilo que gosta. Que tal conhecer um pouco mais sobre a vida dessa autora de sucesso?

1. O “K” presente em seu nome profissional significa Kathleen e serve como uma homenagem da autora para a sua avó.

2. Sabe aquela história de que algumas grandes obras já foram rejeitadas no passado? Pois bem, o primeiro manuscrito de Harry Potter escrito por J. K. Rowling foi rejeitado por 12 editoras, antes de ser finalmente escolhido pela Bloomsbury.

3. Quando estava finalizando Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling ficou hospedada na casa de sua irmã com sua filha Jessica, pois a escritora não tinha uma renda adequada na época, além de alguns benefícios sociais.

fatos curiosos sobre j k rowling 1

4. Rowling recebeu o Prêmio da Humanidade da Cruz Vermelha Britânica no ano de 2015 por suas contribuições feitas em prol de causas humanitárias.

5. Rowling produziu o primeiro rascunho de Harry Potter e a Pedra Filosofal no ano de 1996, usando uma máquina de escrever totalmente manual.

6. Ela era uma ávida leitora quando criança e já disse ter criado a personagem Hermione Granger ao se inspirar em si mesma quando tinha 11 anos.

7. Quando tinha aproximadamente 20 anos, J. K. Rowling enfrentou várias dificuldades por ser uma mãe solteira desempregada que tinha se divorciado recentemente. Tudo isso fez com que ela sofresse de depressão clínica por um tempo. Os “Dementadores Sugadores de Alma” criados pela autora foram baseados a partir dessas experiências difíceis e foram posteriormente introduzidos no terceiro livro da série Harry Potter.

8. O jogo de Quadribol foi inspirado no esporte favorito da autora: o basquete.

9. Os sete livros de Harry Potter venderam coletivamente cerca de 500 milhões de cópias em todo o mundo.

fatos curiosos sobre j k rowling 2

10. J. K. Rowling também escreveu dois livros secundários para complementar a série de Harry Potter: “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “Quadribol Através dos Séculos”. Parte das receitas de ambos os livros (mais de 17 milhões de libras) foram doadas à Comic Relief, uma organização filantrópica voltada ao combate à fome.

11. Rowling chegou a fazer testes de admissão para entrar na Universidade de Oxford, mas não foi aceita. Por causa disso, ela acabou frequentando a Universidade de Exeter para estudar francês.

12. Em 2000, Rowling foi premiada com o recebimento da Ordem do Império Britânico, que reconhece as grandes personalidades que fizeram contribuições importantes no campo das artes, ciências, caridade e serviço público.

13. Rowling tem três filhos: Jessica (do primeiro casamento), David e Mackenzie.

14. Seu primeiro trabalho no mundo da ficção adulta foi o livro “The Casual Vacancy” (“Morte Súbita” em português), lançado em 2012. O romance foi posteriormente adaptado para a produção de uma minissérie de três partes que foi exibida na HBO e na BBC em 2015.

fatos curiosos sobre j k rowling 3

15. J. K. Rowling já revelou que sua maior tristeza é o fato de que sua mãe, que morreu de complicações relacionadas à esclerose múltipla aos 45 anos, nunca chegou a ver a publicação e o sucesso de Harry Potter.

16. J. K. Rowling recebeu aproximadamente £ 1.500 libras como pagamento antecipado pela publicação do primeiro livro de Harry Potter. Hoje, o seu patrimônio é estimado em cerca de US$ 1 bilhão, o que a torna a autora mais rica do mundo.

E você, já leu alguma obra da autora? Deixe o seu comentário!