Curiosidades

As 6 tradições natalinas mais bizarras do mundo

Embora o Natal seja geralmente tratado como um feriado cristão, ele também é celebrado em algumas partes do mundo de um jeito bem particular, com as pessoas adicionando as suas próprias tradições de acordo com o folclore e a cultura regional. Coisas como manjedoura, Papai Noel e bonecos de neve sorridentes ainda fazem sucesso em muitos lugares, mas se você olhar com atenção, descobrirá alguns gostos bem diferentes nessas celebrações. As tradições natalinas a seguir mostram isso muito bem.

6. Árvore de Natal com teias de aranha (Ucrânia)

Sem dúvidas, essa tradição natalina da Ucrânia não é para os aracnofóbicos! Em vez de usar apenas enfeites coloridos e estrelas nas árvores, alguns ucranianos usam apetrechos que imitam as teias de aranha. Essa tradição é proveniente de um conto popular sobre uma viúva pobre que não tinha dinheiro para decorar a árvore de Natal para os seus filhos. Diz a lenda que as aranhas da casa tiveram pena da situação da família e resolveram tecer teias bonitas por toda a árvore. Vale destacar que as teias de aranhas também são consideradas sinais de boa sorte na cultura ucraniana.

5. Sessão de sauna (Finlândia)

Muitas casas na Finlândia são equipadas com suas próprias saunas, sendo que na época do Natal esses locais aconchegantes se tornam verdadeiros “espaços sagrados”. Na véspera de Natal, alguns finlandeses costumam tirar as roupas e fazer uma longa e respeitosa sessão de relaxamento na sauna, que também é considerada a casa do lendário “elfo da sauna”. Após a “sessão da sauna”, os finlandeses partem para as comemorações da noite, o que inclui vários banquetes. Esse costume também é relativamente popular na Estônia.

4. Esconder vassouras (Noruega)

De acordo com o folclore norueguês, a véspera de Natal é o dia em que bruxas e espíritos travessos decidem usar suas magias para “tocar o terror” por onde passam. Como as bruxas costumam usar as vassouras como seu meio de transporte favorito, uma das tradições natalinas do país faz com que as famílias norueguesas escondam não só as vassouras, mas qualquer material de limpeza preso a paus, para que as bruxas não consigam por em prática as suas travessuras.

3. Pepino escondido na árvore de Natal (Alemanha)

Uma das tradições natalinas da Alemanha gira em torno de esconder um pepino (geralmente de brinquedo) em algum lugar dentro dos galhos da árvore de Natal, de modo que a criança que o encontrar receberá um presente pelas suas “habilidades de detetive”. No entanto, algumas pessoas acreditam que essa tradição não seja necessariamente alemã, já que existe uma lenda espanhola que diz que dois garotos foram mantidos como prisioneiros dentro de um barril cheio de pepinos. O Papai Noel, por sua vez, resgatou os meninos e os trouxe de volta à vida, dando origem à celebração do tal pepino na árvore.

2. Tió de Nadal (Catalunha)

Todas as noites, entre 8 de dezembro e a véspera de Natal, as crianças catalãs alimentam pequenos troncos de árvore com água e o deixam sob um cobertor para mantê-los aquecidos. Esses troncos possuem pernas de pau, chapéu e são chamados de Tió de Nadal. Na véspera de Natal, as crianças são encarregadas de bater o tronco com paus enquanto cantam músicas tradicionais que pedem para que o tronco “defeque” os presentes. Como o “bumbum” do tronco fica escondido em um lençol juntamente com os presentes previamente colocados lá pelos pais das crianças, em determinado momento os brinquedos ficam visíveis para a garotada, como se o tronco realmente tivesse feito cocô.

1. Krampus (Áustria)

Na tradição natalina austríaca, existe uma criatura macabra chamada “Krampus”, que dizem ser uma espécie de antagonista malévolo do Papai Noel que perambula pelas ruas em busca de crianças mal comportadas para arrastá-las para o submundo. Por isso, é comum no mês de dezembro ver figuras mascaradas aterrorizantes que adoram assustar crianças e adultos com brincadeiras medonhas.

Qual das tradições natalinas citadas você achou a mais bizarra? Deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

5 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

1 dia atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

1 dia atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás