Curiosidades

Conheça a cidade que foi construída sobre plataformas de petróleo

A aproximadamente 100 km da capital do Azerbaijão, Baku, existe uma incrível cidade totalmente funcional de 3 mil habitantes que vivem em uma rede de plataformas de petróleo e ilhas artificiais conectadas por 300 km de pontes. Essa cidade se chama Neft Daslari (também conhecida com Oil Rocks) e está totalmente inserida dentro de um enorme lago, a uma incrível distância de 55 km da costa.

O Azerbaijão sempre foi conhecido pelos seus ricos recursos petrolíferos, desde os tempos antigos. Existem evidências da perfuração de petróleo e até mesmo do comércio dessa substância na região que remontam aos séculos 3 e 4. De fato, relatos históricos sobre as grandes quantidades de petróleo e gás natural da região podem ser encontrados em antigos manuscritos árabes e persas, assim como nos documentos escritos por viajantes famosos como Marco Polo. Por causa disso, os antigos persas chamavam a área de “Terra do Fogo”.

A perfuração moderna no local começou em 1870, depois que a Rússia conquistou o território. No início da Primeira Guerra Mundial, os poços de petróleo do Azerbaijão já chegavam a fornecer cerca de 175 milhões de barris de petróleo bruto por ano. Pouco tempo depois da Guerra Fria, a primeira plataforma de petróleo offshore do mundo foi construída no local, dando origem a Neft Daslari.

Ao longo das décadas, esse número cresceu para cerca de 2.000 plataformas de perfuração, distribuídas em uma região circular que engloba 30 km, sendo que todas as plataformas são unidas por uma rede de viadutos e pontes que abrangem um total de 300 km. Sobre estas plataformas, os trabalhadores construíram blocos de apartamentos de oito andares, uma fábrica de bebidas, um campo de futebol, bibliotecas, padarias, um cinema de 300 lugares e até um parque arborizado cujo solo foi trazido de fora, obviamente. Durante o auge da cidade, aproximadamente 5.000 trabalhadores chegaram a viver em Neft Daslari.

O declínio populacional de Neft Daslari começou com o colapso da União Soviética e se aprofundou com a descoberta de novos campos petrolíferos em outras partes do mundo. A força de trabalho foi reduzida e muitas plataformas de petróleo acabaram sendo abandonadas. Além disso, a negligência e a própria falta de manutenção fizeram com que muitas das estruturas colapsassem no mar.

Dos 300 quilômetros de estradas que foram construídos, apenas 45 quilômetros permanecem utilizáveis até hoje. No entanto, o governo do país ainda considera orgulhosamente o local como uma lembrança viva do auge dos tempos soviéticos.

Cidade muito curiosa, não é mesmo? Deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

5 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

1 dia atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

1 dia atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás