A aproximadamente 100 km da capital do Azerbaijão, Baku, existe uma incrível cidade totalmente funcional de 3 mil habitantes que vivem em uma rede de plataformas de petróleo e ilhas artificiais conectadas por 300 km de pontes. Essa cidade se chama Neft Daslari (também conhecida com Oil Rocks) e está totalmente inserida dentro de um enorme lago, a uma incrível distância de 55 km da costa.

O Azerbaijão sempre foi conhecido pelos seus ricos recursos petrolíferos, desde os tempos antigos. Existem evidências da perfuração de petróleo e até mesmo do comércio dessa substância na região que remontam aos séculos 3 e 4. De fato, relatos históricos sobre as grandes quantidades de petróleo e gás natural da região podem ser encontrados em antigos manuscritos árabes e persas, assim como nos documentos escritos por viajantes famosos como Marco Polo. Por causa disso, os antigos persas chamavam a área de “Terra do Fogo”.

conheca a cidade que foi construida sobre plataformas de petroleo 1

A perfuração moderna no local começou em 1870, depois que a Rússia conquistou o território. No início da Primeira Guerra Mundial, os poços de petróleo do Azerbaijão já chegavam a fornecer cerca de 175 milhões de barris de petróleo bruto por ano. Pouco tempo depois da Guerra Fria, a primeira plataforma de petróleo offshore do mundo foi construída no local, dando origem a Neft Daslari.

conheca a cidade que foi construida sobre plataformas de petroleo 2

Ao longo das décadas, esse número cresceu para cerca de 2.000 plataformas de perfuração, distribuídas em uma região circular que engloba 30 km, sendo que todas as plataformas são unidas por uma rede de viadutos e pontes que abrangem um total de 300 km. Sobre estas plataformas, os trabalhadores construíram blocos de apartamentos de oito andares, uma fábrica de bebidas, um campo de futebol, bibliotecas, padarias, um cinema de 300 lugares e até um parque arborizado cujo solo foi trazido de fora, obviamente. Durante o auge da cidade, aproximadamente 5.000 trabalhadores chegaram a viver em Neft Daslari.

conheca a cidade que foi construida sobre plataformas de petroleo 3

O declínio populacional de Neft Daslari começou com o colapso da União Soviética e se aprofundou com a descoberta de novos campos petrolíferos em outras partes do mundo. A força de trabalho foi reduzida e muitas plataformas de petróleo acabaram sendo abandonadas. Além disso, a negligência e a própria falta de manutenção fizeram com que muitas das estruturas colapsassem no mar.

conheca a cidade que foi construida sobre plataformas de petroleo 4

Dos 300 quilômetros de estradas que foram construídos, apenas 45 quilômetros permanecem utilizáveis até hoje. No entanto, o governo do país ainda considera orgulhosamente o local como uma lembrança viva do auge dos tempos soviéticos.

Cidade muito curiosa, não é mesmo? Deixe o seu comentário!