Os insetos são seres vivos que apresentam características muito diferentes de nós, os seres humanos. Antenas, patas articuladas e olhos compostos são apenas algumas das coisas que acabam tornando-os criaturas únicas. Mas será que essas peculiaridades abrangem somente características físicas ou também englobam as suas necessidades fisiológicas? Por exemplo, os insetos fazem xixi assim como a gente ou eles também são diferentes nesse quesito?

Segundo muitos biólogos que estudam essas criaturas, a grande maioria dos insetos não fazem xixi, pelo menos não do jeito como conhecemos. A maioria dos insetos liberam certos dejetos sujos como formas únicas de excremento, sem expelir líquidos da “retaguarda”, como muita gente acredita.

os insetos fazem xixi 1

As lagartas não fazem xixi, mas “descontam tudo isso” na hora de fazer cocô.

É importante destacar que o sistema excretor de muitos insetos estão contidos em seu próprio intestino, o que significa que eles não têm rins verdadeiros. Na verdade, eles contam com órgãos chamados de “túbulos de Malpighi”, que são semelhante a tentáculos finos que coletam excretas nitrogenadas líquidas de seu “sangue” pelo seu intestino posterior. Curiosamente, isso pode ser visto como uma “urina que não é urinada”, pois é liberada no conteúdo do próprio intestino, do qual toda a água necessária é reabsorvida. Em outras palavras, isso significa que todos os excrementos dos insetos saem pelo mesmo “buraco”, geralmente através de uma estrutura sólida. Para facilitar ainda mais o entendimento, seria como um “cocô que carrega o xixi consigo”.

Vale lembrar que cada espécie de inseto pode apresentar comportamentos relativamente diferentes quando o assunto é a liberação de excrementos. As lagartas, por exemplo, não fazem xixi, mas fazem muito cocô, deixando pequenos sacos pretos ao redor das plantas. As vespas, por outro lado, esfregam o chão, deixando uma mancha marrom suja como sua única forma de excremento. Algumas espécies até expelem líquidos, como algumas joaninhas, que eliminam uma gotinha de uma espécie de “xixi açucarado” que costuma ser ingerido por outros insetos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!