O rambutão (também conhecido como rambutã ou rambutan) é uma fruta que se assemelha à lichia e que possui várias estruturas pontiagudas que lembram um ouriço-do-mar, embora essa casca esquisita esconda uma polpa doce e muito delicada. O rambutão é nativo da região do Sudeste Asiático, sendo altamente consumido em países como a Tailândia. Nos últimos anos, essa fruta tem sido tema de várias pesquisas, que buscam desvendar os seus benefícios para a saúde. Confira algumas vantagens do seu consumo já descobertas:

Promove a saúde da pele

O rambutão é uma excelente fonte de vitamina C, um nutriente essencial na manutenção de uma pele saudável. A vitamina C ajuda a reduzir o impacto do estresse oxidativo e dos danos na pele, o que pode diminuir consideravelmente o surgimento de manchas de envelhecimento e rugas.

quais sao os beneficios do rambutao para a saude 1

Auxilia na digestão

O rambutão pode ajudar a prevenir problemas intestinais como cólicas e constipações graças ao seu alto teor de fibras. As fibras, juntamente com a grande umidade da fruta, fazem com que a matéria fecal transite rapidamente através do trato digestivo para que seja eliminada mais facilmente, sem causar problemas para o seu intestino.

Previne a anemia

O rambutão é rico em ferro, um mineral essencial para a produção dos glóbulos vermelhos. Dietas com baixo teor de ferro são comumente associadas a um aumento no surgimento dos casos de anemia. Vale destacar que a vitamina C presente na fruta também ajuda a melhorar a absorção do ferro na dieta, fazendo com que ele seja mais eficientemente aproveitado durante a sintetização dos glóbulos vermelhos.

quais sao os beneficios do rambutao para a saude 2

Fortalece o sistema imunológico

O rambutão pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico de várias maneiras. Primeiramente, as vitaminas antioxidantes encontradas em sua composição ajudam a reduzir o impacto da oxidação e da inflamação nas células do sistema imunológico, permitindo que elas funcionem com a eficiência máxima. Além disso, essa fruta possui propriedades antimicrobianas que inibem a proliferação de patógenos que causam infecções ou promovem outras formas de doença.

Possui propriedades anticancerígenas

O rambutão conta com antioxidantes poderosos que previnem a ocorrência de alterações cancerosas no corpo. Ao evitar as mutações no DNA, os antioxidantes ajudam a interromper as mudanças que causam a proliferação acelerada de células cancerígenas. Além disso, essa fruta contém vitamina C, como mencionado anteriormente, o que pode ajudar a neutralizar os efeitos dos radicais livres nocivos que danificam as células.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!