Curiosidades

Por que os dentes ficam amarelos?

Apesar das celebridades e modelos ostentarem dentes surpreendentemente brancos, os sorrisos da maioria das pessoas são geralmente mais “amarelados”. No entanto, isso não deveria ser surpresa para ninguém, afinal, muitas coisas podem afetar a cor dos dentes e deixá-los com uma tonalidade amarelada, o que pode até fazer com que algumas pessoas se sintam constrangidas com a sua aparência e hesitem em sorrir. Mas afinal, quais são esses fatores que causam a descoloração dos dentes?

Primeiramente, é importante deixar claro que qualquer alimento de coloração intensa pode manchar os dentes, pois as moléculas dos seus pigmentos se ligam à camada superficial do esmalte. Bebidas ácidas e escuras como cafés, chás e refrigerantes, promovem uma espécie de “ação dupla”, já que o ácido presente em suas composições deixam os dentes mais porosos, fazendo com que eles adquiram o pigmento mais facilmente.

Fumar também é um outro fator que contribui para o amarelamento dos dentes. Fumar por si só já é um hábito nada saudável por muitas razões, mas um dos principais efeitos negativos que o fumo tem sobre o corpo é o enfraquecimento da imunidade. Ter um sistema imunológico fraco significa que você é incapaz de combater as bactérias tão bem quanto deveria, permitindo que elas se multipliquem mais rapidamente. Quando a placa e as bactérias ficam presas sob a linha da gengiva e se multiplicam, você fica sujeito ao desenvolvimento de uma doença gengival que, além do amarelamento, pode eventualmente até resultar na perda do dente.

Medicamentos também podem deixar os dentes amarelados. Antibióticos, anti-histamínicos, medicamentos para pressão alta e antipsicóticos geralmente causam a descoloração da superfície dentária, que em muitos casos pode ser temporária. Até mesmo a genética pode conferir um visual amarelado aos dentes.

Como você pode ver, vários fatores influenciam o amarelamento dos dentes. Mas acima de tudo é importante destacar que o amarelamento faz parte do processo natural de envelhecimento, à medida que o esmalte dentário se torna mais fino e a cor amarelada natural da camada da dentina subjacente se torna mais visível. Por isso, você não precisa entrar em pânico caso o seu dente adquira uma leve tonalidade amarelada. No entanto, se você se sentir desconfortável ou achar que isso representa um risco maior à sua saúde bucal, saiba que existem diversos tratamentos voltados para esse fim nas clínicas odontológicas.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

22 horas atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

2 dias atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

4 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

5 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

5 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

6 dias atrás