Saúde

O que é cãibra?

Há algumas noites acordei com a terrível e temível cãibra, aquela dor insuportável e aguda que nos atinge do nada e nos faz sentir vontade de gritar e acordar todo um prédio. Minha gatinha Amora estava dormindo em cima de mim e ficou apavorada com minhas expressões de dor enquanto eu mordia a língua para não acordar ninguém. Pensando na cena, acabei ficando curiosa… O que é cãibra, afinal?

Então, por conceito as cãibras são contrações involuntárias dos músculos que aparecem após a prática de exercícios físicos, refeições ou durante uma deliciosa noite de sono. Em geral, ela aparece na panturrilha e causa uma dor insuportável, porém também pode dar seu ar da graça no abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço. Não sei vocês, mas até mesmo no polegar do pé direito eu já tive, juro!

Os especialistas dizem que existem duas razões para o aparecimento dessa gracinha irritante. A primeira dela tem relação com o ácido lático, substância que e resultado da queima de glicose durante o esforço físico. Quando acumulada em excesso, acaba causando fadiga muscular e provoca os espasmos. Além disso, você pode estar com desequilíbrio de sais minerais. Caso pratique uma atividade por mais de uma hora ou a mesma seja muito intensa, você pode suar muito e, através deste líquido, eliminar muito sódio e potássio. Ambas moléculas são responsáveis pela coordenação das fibras musculares que, quando não dão resposta, acabam descoordenando o movimento do músculo que se contrai demais e causa a temível fisgada.

Quem possui risco de ter cãibra? Como evitar?

Além disso, existem alguns fatores de risco como falta de condicionamento físico, falta de vitaminas e sais minerais, ser portador de diabetes, ter problemas neurológicos, lesões vasculares, insuficiência renal ou ainda síndrome das pernas inquietas. Para se prevenir dessa dor desnecessária, é importante que você mantenha o seu corpo equilibrado quando o assunto são sais minerais. O ideal mesmo é tomar bastante água e também isotônicos para repor seus líquidos e suportar melhor o esforço físico. Já durante o dia-a-dia, capriche nas frutas, verduras e legumes que são a melhor fonte de vitaminas e minerais que você terá.

Interessante, não é mesmo? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

17 horas atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

19 horas atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

2 dias atrás

4 curiosidades geográficas quase inacreditáveis (mas verdadeiras!)

Claro, aqui estão quatro curiosidades geográficas incríveis: 1. **A Ilha da Ascensão Move-se Lentamente:** Localizada…

3 dias atrás

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

4 dias atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

5 dias atrás