Há algumas noites acordei com a terrível e temível cãibra, aquela dor insuportável e aguda que nos atinge do nada e nos faz sentir vontade de gritar e acordar todo um prédio. Minha gatinha Amora estava dormindo em cima de mim e ficou apavorada com minhas expressões de dor enquanto eu mordia a língua para não acordar ninguém. Pensando na cena, acabei ficando curiosa… O que é cãibra, afinal?

Então, por conceito as cãibras são contrações involuntárias dos músculos que aparecem após a prática de exercícios físicos, refeições ou durante uma deliciosa noite de sono. Em geral, ela aparece na panturrilha e causa uma dor insuportável, porém também pode dar seu ar da graça no abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço. Não sei vocês, mas até mesmo no polegar do pé direito eu já tive, juro!

Os especialistas dizem que existem duas razões para o aparecimento dessa gracinha irritante. A primeira dela tem relação com o ácido lático, substância que e resultado da queima de glicose durante o esforço físico. Quando acumulada em excesso, acaba causando fadiga muscular e provoca os espasmos. Além disso, você pode estar com desequilíbrio de sais minerais. Caso pratique uma atividade por mais de uma hora ou a mesma seja muito intensa, você pode suar muito e, através deste líquido, eliminar muito sódio e potássio. Ambas moléculas são responsáveis pela coordenação das fibras musculares que, quando não dão resposta, acabam descoordenando o movimento do músculo que se contrai demais e causa a temível fisgada.

o que e caibra tricurioso 1

Quem possui risco de ter cãibra? Como evitar?

Além disso, existem alguns fatores de risco como falta de condicionamento físico, falta de vitaminas e sais minerais, ser portador de diabetes, ter problemas neurológicos, lesões vasculares, insuficiência renal ou ainda síndrome das pernas inquietas. Para se prevenir dessa dor desnecessária, é importante que você mantenha o seu corpo equilibrado quando o assunto são sais minerais. O ideal mesmo é tomar bastante água e também isotônicos para repor seus líquidos e suportar melhor o esforço físico. Já durante o dia-a-dia, capriche nas frutas, verduras e legumes que são a melhor fonte de vitaminas e minerais que você terá.

Interessante, não é mesmo? Comente!