Pra que serve o QR Code?

Certamente você já deve ter visto ou ouvido falar do QR Code, ele é muito usado atualmente em vários espaços como jornais e revistas por exemplo. A Sigla QR vem de Quick Response (Resposta Rápida no Português). O QR Code é um simbolo bidimensional, ou seja,  ele pode conter informações tanto na horizontal quanto na vertical.

Onde Surgiram?

O Código foi criado em 1994 pela empresa Denso-Wave no Japão para ajudar no processo de catalogação de componentes automotivos da Toyota. Não demorou muito para que outras empresas começassem a querer usar o QR Code, até porque ele já parecia ser bem mais avançado que os códigos de barras. Pela sua capacidade de armazenar mais dados e sua velocidade ser mais rápida, ele se tornou um tanto mais procurado em algumas situações. Apesar de serem criados e registrados pela Denso-Wave, os QR Codes são de uso livre, inclusive vários sites oferecem geradores dos códigos gratuitamente.

Aqui no Brasil a primeira empresa a utilizar o QR Code foi a Loja de Eletrodomésticos Fast Shop no ano de 2007, no ano seguinte foi a vez da Claro e da Schin utilizarem o código.  Alguns jornais e revistas usam ele para poder oferecer informações extras para seus leitores, como é o caso da revista Galileu.

Como Decodificar?

Atualmente muitas empresas usam o QR Code para guardar informações sobre algum produto, ou até mesmo armazenar links para os usuários. Para decodifica-los basta ter um Smartphone e fazer o download de algum dos aplicativos que estão disponíveis na loja do seu celular. O aplicativo usará a câmera traseira para realizar a decodificação, logo após os dados aparecerão no visor e o usuário pode por fim saber o que estava armazenado.

Devo ter cuidado com os QR Codes?

Sabemos que devemos tomar cuidado com tudo, com o QR não é diferente, os códigos que se encontrarem em locais públicos devem ter uma atenção maior, aliás nunca se sabe o que pode estar armazenado. É muito importante que verifique se o aplicativo que você instalou disponibiliza a opção de alertar para links maliciosos ou que possam comprometer a segurança do seu aparelho ou roubar seus dados. Práticas de segurança e atenção nunca são demais, não só com os QR Codes, mas com tudo o que está na internet.

E você já utilizou QR Code? Compartilha esse post e deixa um comentário!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Manoel Netto

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

1 dia atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

2 dias atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

4 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

5 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

5 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

6 dias atrás