Certamente você já deve ter visto ou ouvido falar do QR Code, ele é muito usado atualmente em vários espaços como jornais e revistas por exemplo. A Sigla QR vem de Quick Response (Resposta Rápida no Português). O QR Code é um simbolo bidimensional, ou seja,  ele pode conter informações tanto na horizontal quanto na vertical.

Onde Surgiram?

O Código foi criado em 1994 pela empresa Denso-Wave no Japão para ajudar no processo de catalogação de componentes automotivos da Toyota. Não demorou muito para que outras empresas começassem a querer usar o QR Code, até porque ele já parecia ser bem mais avançado que os códigos de barras. Pela sua capacidade de armazenar mais dados e sua velocidade ser mais rápida, ele se tornou um tanto mais procurado em algumas situações. Apesar de serem criados e registrados pela Denso-Wave, os QR Codes são de uso livre, inclusive vários sites oferecem geradores dos códigos gratuitamente.

qr code tricurioso

Aqui no Brasil a primeira empresa a utilizar o QR Code foi a Loja de Eletrodomésticos Fast Shop no ano de 2007, no ano seguinte foi a vez da Claro e da Schin utilizarem o código.  Alguns jornais e revistas usam ele para poder oferecer informações extras para seus leitores, como é o caso da revista Galileu.

Como Decodificar?

Atualmente muitas empresas usam o QR Code para guardar informações sobre algum produto, ou até mesmo armazenar links para os usuários. Para decodifica-los basta ter um Smartphone e fazer o download de algum dos aplicativos que estão disponíveis na loja do seu celular. O aplicativo usará a câmera traseira para realizar a decodificação, logo após os dados aparecerão no visor e o usuário pode por fim saber o que estava armazenado.

Devo ter cuidado com os QR Codes?

Sabemos que devemos tomar cuidado com tudo, com o QR não é diferente, os códigos que se encontrarem em locais públicos devem ter uma atenção maior, aliás nunca se sabe o que pode estar armazenado. É muito importante que verifique se o aplicativo que você instalou disponibiliza a opção de alertar para links maliciosos ou que possam comprometer a segurança do seu aparelho ou roubar seus dados. Práticas de segurança e atenção nunca são demais, não só com os QR Codes, mas com tudo o que está na internet.

E você já utilizou QR Code? Compartilha esse post e deixa um comentário!