Curiosidades

Afinal, por que não podemos beber água salgada?

Mais de 70% da superfície do planeta Terra está coberta de água. No entanto, a maior parte dessa água é salgada, que não é nenhum pouco apropriada para o consumo humano. Curiosamente, o fato de não podermos beber água salgada pode parecer estranho se levarmos em conta que os nossos corpos precisam de água e sal para funcionar adequadamente. Mas ao longo desse post vamos descobrir os fatores decisivos que nos impedem de consumir a água nesse estado.

O gosto salgado da água do oceano não é a principal razão pela qual nós, seres humanos, não podemos beber água salgada para matar a nossa sede. Na verdade, existe uma importante razão científica pela qual precisamos beber água doce em vez de água salgada para nos mantermos totalmente saudáveis. O corpo humano até precisa de uma pequena quantidade de sal para funcionar adequadamente, mas se ingerirmos muito desse mineral, poderíamos simplesmente colapsar por conta da desidratação. Na prática, beber água desse tipo resultaria em uma reação onde o seu corpo tentaria se livrar do excesso de sal ao urinar mais água do que deveria, devido a concentração extremamente alta de sal que existe na água salgada.

Em outras palavras, em vez de saciar a sua sede, o seu corpo sofreria uma perda muito grande de água, resultando em desidratação e aumento da própria sede. Além de esgotar o suprimento de água do seu corpo, beber água salgada também poderia causar cãibras musculares, náusea e aumento da pressão. Se você continuasse a beber água salgada em vez de água doce, acabaria experimentando efeitos ainda piores, como falência de órgãos, coma e até mesmo a morte.

Vale destacar que o sangue humano tem uma salinidade de nível 9, o que significa que há 9 gramas de sal e 991 gramas de água em cada 1.000 gramas de fluido. A água salgada é considerada um líquido hipertônico, o que significa que ela contém mais sal do que o sangue humano. De fato, a água salgada tem uma salinidade de 35, que corresponde a aproximadamente quatro vezes a salinidade do sangue. Ou seja, só com isso já dá para entender bem o por que beber água nesse estado pode ser um problema e tanto.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

10 horas atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

1 dia atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

2 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

2 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

2 dias atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

4 dias atrás