Curiosidades

Conheça a incrível história da Samsung!

Todos nós pelo menos uma vez já tivemos um aparelho Samsung, seja um smartphone, tablet ou celular do tipo que abria e fechava (hehe). Ou seja, esta é uma marca que está presente em nossas vidas há muito tempo. Pensando nisso, que tal conhecer mais sobre sua história agora mesmo?

Para quem não sabe a Samsung Eletronics Co., Ltd., é uma empresa coreana transnacional que atua em inúmeros ramos da área de tecnologia da informação. Sua sede fica em Seul, Coreia do Sul e só para você ter ideia, em 2017 a Samsung teve um faturamento de US$223,36 bilhões! O que corresponde a quase 20% do PIB da Coreia do Sul!!! Mas sem mais delongas, vamos a história da companhia.

A incrível história da Samsung

Tudo começa no ano de 1938 quando o empresario Lee Byund-Chull de 28 anos já acumulava investimentos em plantações de arroz, ele também estudava muto economia e se preparava para o seu futuro. Seu grande sucesso veio com a Samsung Trading Company que ele fundou em Daegu com uma limitada verba. Neste período, a empresa consistia em uma pequena loja de importação e exportação de produtos alimentares, sendo que o carro forte era peixe desidratado, vegetais e macarrão de produção própria. Já imaginou?

Leia também: Unboxing: Samsung Galaxy S10 Plus

O nome Samsung vem de ‘sam’ que significa 3 e ‘sung’ que significa ‘estrela. Este número no país representa algo grande, vasto e forte, assim fundando os três pilares da empresa. Até 1993 o logotipo da marca possua três estrelas, foi neste período que o poderoso logotipo azul foi criado. Mas voltando a origem, após 10 anos a Samsung Trading Comapny já era uma das maiores empresas deste setor em todo o país. Ela possuía moinhos e fábricas próprias, trabalhava com tecidos, algodão e açúcar além de diversos outros produtos.

Foi em 1947 que a empresa expandiu e chegou a capital Seul, assim se tornando ainda mais influente e ajudando a desenvolver o comércio tanto regional quanto internacional do país. Entretanto, no mesmo ano se inicio a guerra da Coreia que trouxe um terrível conflito e instabilidade na região, o que fez Byung-Chull Lee precisar sair da cidade. Neste período ele quase perdeu todo seu negócio, porém a diversidade de produtos se manteve. Foi quando ele construiu refinarias, vendeu ainda mais fertilizantes e começou a vender seguros de vida.

Samsung Corporation foi o nome dado na década de 40 quando o empresário se uniu a um parceiro comercial que foi capaz de impulsionar a empresa. Porém, a Samsung Eletronics só surge em 1969 como um braço da corporação, mal sabiam eles na época que este seria o principal setor de toda a empresa. O primeiro produto lançado foi um televisor preto e branco que fez imenso sucesso na Coreia. Entretanto, não demorou para que a empresa expandisse e produzisse modelos com cores além de eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar e fornos microondas.

Nos anos 70 foram abraçadas ainda mais áreas, agora auxiliando na fabricação de navios, produção de semicondutores e diversas outras. Neste período a empresa ainda era pequena economicamente falando, longe de ser a gigante que é hoje. Byung-Chull Lee faleceu em 1987 e deixou a companhia para seu filho, Lee Kun-hee que está até hoje no cargo de presidente. Foi ele o responsável por transformar a marca em uma gigante global, expandindo suas vendas para inúmeros outros países e trazendo executivos estrangeiros.

Uma vez reestruturada, a Samsung começou a focar apenas em algumas indústrias, porém ainda fabricando uma vastidão de produtos e atuando nos setores de pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos e na parte de eletrônicos. Neste período foi necessário deixar a parte de alimentos e alguns outros ramos também, fazendo com que a empresa agora mais focada entrasse no mercado com força imensa. Em 1992 a Samsung já era a maior fabricante de chips de memória e discos de armazenamento para PCs.

Sobre a área de telecomunicações, esta foi criada já nos anos 70 e avançou pouco a pouco em pesquisas e criação de componentes. O primeiro celular da empresa foi o SH-100 que nasceu em 1988 quando a empresa comprou celular da Motorola com o objetivo de pesquisa e estudo. Infelizmente, não foi um êxito comercial, porém foi o primeiro fabricado inteiramente na Coreia do Sul. Foi a partir deste passo que a empresa expandiu mundialmente e trouxe até para o Brasil uma fábrica em 1998.

Incrível, não é mesmo? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

3 dias atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

4 dias atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

6 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

7 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

7 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

1 semana atrás