Todos nós pelo menos uma vez já tivemos um aparelho Samsung, seja um smartphone, tablet ou celular do tipo que abria e fechava (hehe). Ou seja, esta é uma marca que está presente em nossas vidas há muito tempo. Pensando nisso, que tal conhecer mais sobre sua história agora mesmo?

Para quem não sabe a Samsung Eletronics Co., Ltd., é uma empresa coreana transnacional que atua em inúmeros ramos da área de tecnologia da informação. Sua sede fica em Seul, Coreia do Sul e só para você ter ideia, em 2017 a Samsung teve um faturamento de US$223,36 bilhões! O que corresponde a quase 20% do PIB da Coreia do Sul!!! Mas sem mais delongas, vamos a história da companhia.

A incrível história da Samsung

Tudo começa no ano de 1938 quando o empresario Lee Byund-Chull de 28 anos já acumulava investimentos em plantações de arroz, ele também estudava muto economia e se preparava para o seu futuro. Seu grande sucesso veio com a Samsung Trading Company que ele fundou em Daegu com uma limitada verba. Neste período, a empresa consistia em uma pequena loja de importação e exportação de produtos alimentares, sendo que o carro forte era peixe desidratado, vegetais e macarrão de produção própria. Já imaginou?

Leia também: Unboxing: Samsung Galaxy S10 Plus

conheca incrivel historia samsung tricurioso 1

O nome Samsung vem de ‘sam’ que significa 3 e ‘sung’ que significa ‘estrela. Este número no país representa algo grande, vasto e forte, assim fundando os três pilares da empresa. Até 1993 o logotipo da marca possua três estrelas, foi neste período que o poderoso logotipo azul foi criado. Mas voltando a origem, após 10 anos a Samsung Trading Comapny já era uma das maiores empresas deste setor em todo o país. Ela possuía moinhos e fábricas próprias, trabalhava com tecidos, algodão e açúcar além de diversos outros produtos.

Foi em 1947 que a empresa expandiu e chegou a capital Seul, assim se tornando ainda mais influente e ajudando a desenvolver o comércio tanto regional quanto internacional do país. Entretanto, no mesmo ano se inicio a guerra da Coreia que trouxe um terrível conflito e instabilidade na região, o que fez Byung-Chull Lee precisar sair da cidade. Neste período ele quase perdeu todo seu negócio, porém a diversidade de produtos se manteve. Foi quando ele construiu refinarias, vendeu ainda mais fertilizantes e começou a vender seguros de vida.

Samsung Corporation foi o nome dado na década de 40 quando o empresário se uniu a um parceiro comercial que foi capaz de impulsionar a empresa. Porém, a Samsung Eletronics só surge em 1969 como um braço da corporação, mal sabiam eles na época que este seria o principal setor de toda a empresa. O primeiro produto lançado foi um televisor preto e branco que fez imenso sucesso na Coreia. Entretanto, não demorou para que a empresa expandisse e produzisse modelos com cores além de eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar e fornos microondas.

conheca incrivel historia samsung tricurioso 1

Nos anos 70 foram abraçadas ainda mais áreas, agora auxiliando na fabricação de navios, produção de semicondutores e diversas outras. Neste período a empresa ainda era pequena economicamente falando, longe de ser a gigante que é hoje. Byung-Chull Lee faleceu em 1987 e deixou a companhia para seu filho, Lee Kun-hee que está até hoje no cargo de presidente. Foi ele o responsável por transformar a marca em uma gigante global, expandindo suas vendas para inúmeros outros países e trazendo executivos estrangeiros.

Uma vez reestruturada, a Samsung começou a focar apenas em algumas indústrias, porém ainda fabricando uma vastidão de produtos e atuando nos setores de pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos e na parte de eletrônicos. Neste período foi necessário deixar a parte de alimentos e alguns outros ramos também, fazendo com que a empresa agora mais focada entrasse no mercado com força imensa. Em 1992 a Samsung já era a maior fabricante de chips de memória e discos de armazenamento para PCs.

Sobre a área de telecomunicações, esta foi criada já nos anos 70 e avançou pouco a pouco em pesquisas e criação de componentes. O primeiro celular da empresa foi o SH-100 que nasceu em 1988 quando a empresa comprou celular da Motorola com o objetivo de pesquisa e estudo. Infelizmente, não foi um êxito comercial, porém foi o primeiro fabricado inteiramente na Coreia do Sul. Foi a partir deste passo que a empresa expandiu mundialmente e trouxe até para o Brasil uma fábrica em 1998.

Incrível, não é mesmo? Comente!