Categorias: Curiosidades

Você sabia que o Chile quase vendeu a Ilha de Páscoa?

Que o nosso planeta é imenso, isso não é novidade para ninguém, porém a cada dia, algo novo e surpreendente pode ser encontrado nele, desde descobertas científicas até histórias que não são tão contadas. Como bem sabemos, existem vários países espalhados por aí e cada um deles possuem histórias e curiosidades incríveis.

O Chile é sem dúvida alguma um dos países que mais atraem a atenção de turistas, principalmente porque possui paisagens incríveis. Certamente você conhece a Ilha de Páscoa, um dos pontos turísticos mais visitados do país, mas você sabia que o Chile já tentou vender ela para a Alemanha Nazista? Pois é meus amigos, vamos entender essa história agora mesmo.

O que é a Ilha de Páscoa?

Antes de mais nada, vamos dar uma lembrada rápida do que se trata o local. A Ilha de Páscoa pertence ao Chile e é um dos lugares mais isolados do mundo, além de também ser um dos mais misteriosos, lá podemos encontrar enormes estátuas de pedra que são chamadas de moais e chegam a pesar 50 toneladas e medir cerca de 7 metros de altura. 

A Ilha foi descoberta em 1722 pelo navegador holandês Jacob Roggeveen que desembarcou lá em um domingo de Páscoa, daí a origem do nome. A Ilha de Páscoa fica localizada no Oceano Pacífico e aproximadamente a 3.600 km de distância da América do Sul, que é o continente mais próximo. Por lá as línguas oficiais são espanhol e rapanui.

Venda da Ilha

Depois da crise global de 1929, o Chile começou a sentir os efeitos e precisava de fontes de recurso para aprimorar as suas defesas. No ano de 1937, o país estava em busca de dinheiro para poder comprar dois cruzadores que é um tipo de navio usado especialmente em guerras, algo que se temia bastante naquela época, principalmente após a aliança feita entre o Peru, Bolívia e Argentina.

Sem muitas alternativas para se pensar, o então Presidente do Chile, Arturo Alessandri, juntamente com a Marinha Chilena ofereceram a venda da Ilha de Páscoa para os Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Alemanha Nazista. O valor do território girava em torno de US$ 1 milhão e ele já havia sido oferecido para Washington, Berlim, Roma e Londres, porém todas as propostas fracassaram.

Naquela época, o governo não via tanto potencial na Ilha, principalmente por ela ser tão isolada. Sabe-se que os EUA, Reino Unido e o Japão participaram das negociações para a compra da Ilha, porém os acordos feitos com a Alemanha Nazista foram acobertados, embora o Chile tivesse comprado 36 aviões militares do “reich” pouco tempo antes.

Nenhum acordo chegou a ser fechado e o Chile nunca conseguiu vender a Ilha, provavelmente o País iria se arrepender amarguradamente caso tivesse finalizado a venda.
  

Você já teve curiosidade de conhecer o Chile e saber como são as coisas por lá? Bom, o Edu e a Amanda que são redatores aqui do TriCurioso estão lá e você pode acompanhar lá no Canal “Du Outro Mundo” como está sendo a viagem deles. Confira agora um dos vídeos que está disponível no canal:

 

Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar aqui em baixo e compartilhar!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Manoel Netto

Matérias Recentes

Por que os bebês esfregam os olhos quando estão cansados?

Os bebês esfregam os olhos quando estão cansados como uma forma instintiva de tentar se…

21 horas atrás

Prosopometamorfopsia: conheça o raro distúrbio que faz os pacientes enxergarem rostos ‘demoníacos’

A prosopometamorfopsia é um distúrbio neurológico raro que afeta a percepção visual das faces das…

2 dias atrás

Amostras de gelo da Antártica mostram impactos da colonização nas Américas

É importante esclarecer que as amostras de gelo da Antártica podem fornecer uma série de…

4 dias atrás

21 atividades divertidas para fazer em casa

Sair para se divertir e ver novas pessoas faz parte da essência humana, mas ficar…

5 dias atrás

O legado controverso dos experimentos de hipotermia nazista

Os experimentos de hipotermia realizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial são uma parte…

5 dias atrás

Manuscrito Voynich: uma jornada indecifrável pela história medieval

O Manuscrito Voynich é, sem dúvida, uma das obras mais enigmáticas da história medieval e…

6 dias atrás