Curiosidades

Por que no verão há mais mosquitos do que no inverno?

Eu já começo esse post deixando claro que eu odeio o verão pelo simples fato de eu odiar suar, então quando chega o verão eu já sei que eu vou sofrer um pouco. Outra coisa que me incomoda muito no verão, tirando o fato de ser quente demais, é o tanto de mosquitos que decidem surgir absolutamente do NADA! Você também já reparou nisso? É só dar um calorzinho que esses insetos voadores e irritantes começam aparecer de monte, seja na sua casa, no seu trabalho, na sua faculdade: Eles sempre estarão lá pra te incomodar.

Tendo isso em vista, comecei a me perguntar o porque disso acontecer… será que existe algum motivo que explique o porque dos mosquitos se multiplicarem no verão e desaparecem no inverno? É o que iremos descobrir hoje!

Bom, no verão, os mosquitos tendem a se proliferar mais pois a estação colabora para que seu ciclo reprodutivo funcione mais rápido. Caso você não saiba, o calor e a umidade acabam diminuindo esse ciclo de reprodução, ou seja, o processo de ser posto os ovos até o mosquito entrar na fase adulta, acaba se tornando mais rápida no verão. Com isso, o ciclo de vida do inseto acaba sendo acelerado por conta do clima quente.

Os mosquitos conseguem viver muito bem em temperaturas acima de 30ºC, sem falar também que eles adoram água limpa e parada, ou seja, as chuvas do verão também colaboram para a maior proliferação dos mesmos. Vale ressaltar aqui que devemos redobrar nossa atenção com água parada nesta estação, afinal o Aedes aegypti também é um mosquito que adora colocar seus ovos nesses lugares e se não tomarmos cuidado, corremos risco de pegar alguma doença, como por exemplo: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Mas e por que no frio os mosquitos “desaparecem”? Bom, a resposta é bem simples: Eles morrem. Sim, eles acabam morrendo por não aguentarem as baixas temperaturas. Os mosquitos só não entram em extinção pois não são todos que estão na fase adulta nessa época.

Como evitar essa proliferação?

Bom, existe algumas técnicas que podem ajudar a evitar a proliferação de mosquitos, pelo menos em sua casa. Umas das dicas dadas por especialistas é não deixar vasilhames virados para cima, porque dessa forma eles não acumulam água parada, impossibilitando os mosquitos de depositarem seus ovos. Quando sair de casa é sempre importante também ser passado o repelente, para que assim você não seja picado.

E aí, o que achou da curiosidade? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Milton Junior

Matérias Recentes

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

6 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

9 horas atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

1 dia atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

2 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

3 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

4 dias atrás